20/01/2015 às 16h16min - Atualizada em 20/01/2015 às 16h16min

Pisa da Uva é atração neste final de semana em São Roque

Festa acontece dia 24 e abre espaço para visitante conhecer e participar da colheita, pisa da uva e produção de vinhos artesanais

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Janeiro é o mês da colheita das uvas próprias para a produção de vinhos e as videiras na região de São Roque são um espetáculo à parte. Os parreirais ficam carregados das variedades Isabel, Lorena, Niagara branca, rosada e violeta. Para celebrar o início de mais uma safra, os produtores artesanais realizam a tradicional Festa da Pisa da Uva, no dia 24 de janeiro, na Quinta do Olivardo, com danças típicas, apresentadas pelo grupo ‘Folclore Etnografia Região Autônoma da Madeira’, além da apresentação da Marly Gonçalves, interpretando o melhor da música lusitana.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo e a produção. Ao final, são convidados a degustar a fruta no próprio pé, além de auxiliar na colheita e participar da pisa - o processo artesanal de pisar as uvas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho. Anualmente o evento atrai turistas de diversas regiões do estado, que passam o dia acompanhando as festividades. Na Quinta do Olivardo são 5 mil pés de uvas e toda safra é destinada para a produção artesanal de 20 mil litros de vinho, comercializados no local ou em eventos.

“A Pisa da Uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e na pisa”, diz Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo. “É a valorização da importância que o vinho tem para nossa cultura ao promover a confraternização de amigos e familiares em torno de uma boa mesa”.

Alquimia milenar

Documentos históricos registram a pisa da uva feita pelos egípcios no século XV a.C. Isto comprova a alquimia milenar deste processo, em que se esmagam apenas os bagos da uva, mantendo as sementes intactas. Nos processos industriais normalmente existe a quebra das sementes, o que pode influenciar na característica da bebida. O esmagamento em lagares – tanques onde é feita a pisa – é um processo que pode durar horas. Já em uma prensa industrial o esmagamento é concluído em minutos. Quanto maior o tempo de contato com as cascas, elas vão sendo empurradas para o fundo do lagar e desta forma é possível extrair sua coloração, seus aromas e sabores.

Números

A produção nacional de vinho tem se mantido estável na última década, com uma média estimada em 400 milhões de litros/ano, incluindo o suco de uva, segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O município de São Roque é responsável pela comercialização de 17 milhões de litros da bebida, sendo 2 milhões de produção própria e 15 milhões envasados de outras regiões vinícolas, conforme levantamento do Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque).

Ainda segundo estimativa do próprio Sindusvinho, o município recebe em média 30 mil visitantes por mês, sendo os períodos de férias escolares, feriados prolongados, datas festivas e durante os meses do inverno, os de maior procura pelos turistas.

A Festa da Pisa da Uva é um evento aberto e pode ser acompanhado por todos os visitantes. Para o turista que deseja ter uma experiência única, a Quinta do Olivardo disponibiliza um pacote que inclui a participação na colheita, entrada no lagar para pisar as uvas e almoço completo, com bolinho de bacalhau, bolo do caco, salada, espetada madeirense, pastel de Belém, além de vinhos e suco de uvas à vontade.

Além disso, a tradicional festa conta com a participação do Grupo Folclórico da Ilha da Madeira, que apresenta músicas e danças típicas durante o evento. Ele é formado por 35 integrantes e coordenado por Maria Sardinha, pesquisadora e divulgadora da cultura portuguesa. O pacote custa R$ 160. Crianças até 8 anos não pagam, de 9 a 12 anos têm 50% de desconto. O turista também ganha um chapéu de colono e uma cestinha para colher as uvas.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até as 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.