A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (12), em São Roque, o casal com prisão temporária por maus-tratos contra os sobrinhos de 4, 7 e 11 anos. Os três irmãos foram resgatados com sinais de tortura no município, em dezembro do ano passado.
De acordo com informações obtidas pelo Portal G1, a investigação responsável cumpriu um mandado de busca e apreensão e localizou os tios, que estavam foragidos havia 7 meses, na casa de um parente do homem.
Os dois então foram encaminhados para a delegacia da cidade e negaram os crimes. Ainda segundo o G1, a prisão de 30 dias pode ser renovada.
Na época do resgate, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) indicou extrema desnutrição, cicatrizes antigas e hematomas nos corpos das três crianças.
Ainda no final do ano, os irmãos chegaram a receber presentes de natal, como roupas, brinquedos e abraços. O delegado Marcelo Apolinário afirmou que a equipe do plantão policial de São Roque arrecadou cerca de R$ 3 mil e comprou brinquedos e roupas para fazerem a entrega no abrigo em que estão as vítimas.
Aos conselheiros tutelares Marcos Aurélio Cardoso e Jussara Santinelli, um dos irmãos agradeceu pelo resgate depois de ele e as outras duas crianças receberem comida e cuidados médicos.
"Foi muito triste. O mais velho me disse: 'estou morrendo de fome. Queria arroz, feijão e salada'. O outro virou para nós e disse que agora teria um Natal de verdade. Aquilo me derrubou. Hoje, até o rosto deles mudou, é uma felicidade estampada", relatou Marcos, na ocasião.
O caso
O exame feito no IML apontou ferimentos na cabeça com falha no cabelo. E no pescoço de uma delas, o perito encontrou a marca recente de uma fivela de cinto. Os machucados coincidiram com os depoimentos das crianças sobre os maus-tratos.