02/07/2022 às 10h00min - Atualizada em 01/07/2022 às 13h49min

Dia do Bombeiro é comemorado neste sábado (dia 2 de julho)

Além de apagar incêndios, os profissionais também desenvolvem uma série de projetos sociais e educativos para a comunidade

- Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros de São Roque

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado neste sábado, dia 2 de julho. A data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem uma série de projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Esses profissionais também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e, assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio, de modo bem simples e perigoso, podendo causar maiores danos, em razão da ausência de preparo dos munícipes.

Atualmente, todos nós podemos acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, um número que atende regiões de todo o Brasil. Entretanto, este contato deve ser sempre poupado de brincadeiras de mau gosto, pois isso pode atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em risco.

O ofício dos bombeiros é algo muito importante e necessita de mais valorização, pois por várias vezes colocam suas vidas em perigo para salvar do próximo, além de fazerem a fiscalização em empreendimentos, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, mesmo que nas empresas seja obrigatório ter extintores cheios e equipamentos de segurança adequados para oferecer aos funcionários.

Os profissionais desempenham um papel fundamental também levando orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, praias e piscinas, cuidados com álcool e fogo, acidentes com produtos de limpeza e até mesmo na ingestão de remédios sem a supervisão de adultos, dentre diversas outras.

A este grupo de bombeiros formado por Flávio Aparecido Stephano, Fábio Coelho, Fernando Santos de Farias, Emerson Junior Gama de Oliveira, Pedro Leonardo Matioli Daniek, Rafael Ferrari Olof, Ana Cláudia Aparecida dos Santos, Roberto Carlos Lisboa Cristino, Lucas da Silva Moura Neto, Devair Silva Santos, Peterson Bomfim Morales, Natanael dos Santos, José Mário Lucindo, Jose Marcos Góes da Silva, Djanildo Silva Gonçalves, Jonatan Lira Dantas, Levi César Tibúrcio, Fernando H. Sardela da Fonseca, Igor Neves Malta, João Tobias de Souza Junior, Jorge Alberto de Oliveira Junior, Leandro de França Gonçalves, Jeferson Amaro, Diego Gonçalves de Souza, Paulo Vinícius Tibúrcio, Kleber Raphael dos Santos, Luiz Fernando Dias Fumagali, Renan Ramos dos Santos, Jonathan Galindo dos Santos, Ismael Lopes e Wagner Domingues, o nosso muito obrigado por cuidar de São Roque e região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.