23/06/2022 às 08h45min - Atualizada em 23/06/2022 às 08h45min

Situação econômica do Brasil: o que está ruim pode piorar?

O que está acontecendo com o Brasil?

Imagem Pixabay

Diversos fatores contribuíram e têm contribuído para a piora da economia brasileira nos últimos anos. O Brasil, um país que nos últimos anos mostrou ser uma grande potência e até mesmo fez parte do G10 (agora não fazemos mais parte nem mesmo do G11). Antes da pandemia o Brasil já estava passando por fatores internos graves, como alta taxa de desemprego e inflação. A chegada da pandemia e de medidas protetivas para a mesma afetou diversos países por todo o mundo, para os países subdesenvolvidos como o Brasil, o impacto foi muito maior.

 

 

Segundo o IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada no ano de 2022 a taxa de desemprego caiu consideravelmente, sendo menor que nos níveis pré-pandemia. O nosso país registrou um recorde histórico, com a taxa de desemprego caindo para 10,5%, uma taxa ainda alta, porém é o menor patamar desde 2015.

 

Unplash

 

 

Números nada animadores, previsões nada animadoras

 

O Banco Central vem aumentando a taxa Selic gradativamente a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o previsto para o final de ano é uma taxa de juros de 13,75%. Não há expectativa do BC para que a taxa supere esse valor, o que significa que o mesmo está disposto a enfrentar uma inflação acima da meta desejada, que no momento é de 3,25%.

 

O PIB de 2021 recuou 0,1% no 3º trimestre, deixando o país em uma “recessão técnica”, que é quando a economia de um país recua por dois trimestres consecutivos. Para 2022 a expectativa é de um recuo ainda maior segundo o Itaú, podendo chegar a uma queda de 0,5%.

 

Unplash

 

Para sobreviver a tudo isso o brasileiro tem procurado diversas alternativas para ter uma renda extra, sites como este, que possibilita os usuários realizarem operações financeiras de trading vem tendo uma crescente popularidade nos últimos tempos,

 

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) acelerou 0,66%. No mês de junho de 2022, a gasolina teve um aumento de 5,18% e o diesel de 14,26%, uma variação de R$ 0,15 e R$ 0,63 por litro, respectivamente.

 


 

O que o futuro reserva para os brasileiros?

 

O cenário mundial também caminha a passos curtos, dando dois passos para trás e um para frente. Governos de todos os países, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, estão aumentando taxa de juros, tentando conter a inflação e fazendo de tudo para diminuir a taxa de desemprego.

 

É impossível prever o que acontecerá no futuro, principalmente em um país com uma política/economia tão incerta quando a do Brasil, de uma coisa da para ter certeza: o cenário econômico do Brasil não é muito animador, recessão e inflação serão nomes que vão acompanhar a vida dos brasileiros por muito tempo.

 

Por mais aterrorizante que seja, você não precisa ficar desesperado com essa notícia, recessões vem e vão, e sempre conseguimos superá-las, afinal o ditado “Eu sou brasileiro e não desisto nunca” é como um mantra em nossas vidas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.