22/06/2022 às 18h21min - Atualizada em 22/06/2022 às 18h21min

Iguatemi Esplanada reforça compromisso com sustentabilidade

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Iguatemi Esplanada reforça seu compromisso com o meio ambiente apresentando resultados expressivos no uso racional da água e reciclagem de lixo.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Ações voltadas à sustentabilidade são um compromisso da Iguatemi, empresa que administra o shopping Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim. Com a implantação de ações sustentáveis, o empreendimento reduziu em 28% seu consumo de água e reciclou 90% do lixo gerado em suas operações nos últimos 12 meses.

 

Para reduzir os impactos ambientais de suas operações, a companhia desenvolve ações que promovem o uso racional dos recursos naturais e reduzem a geração de resíduos. O Iguatemi Esplanada conta com um sistema inovador para captação, reuso e tratamento de água. Através do sistema, 72% da água consumida no Iguatemi Esplanada vem do abastecimento da concessionária, 7% de um poço artesiano e 21% de água de reuso.

 

Além disso, o Iguatemi Esplanada conta com um sistema de captação de água da chuva, que é armazenada em quatro reservatórios com capacidade total de 2.000 m³. A água captada é filtrada e utilizada na irrigação de jardins, paisagismo e bacias sanitárias. A quantidade de água varia conforme volume das chuvas, mas corresponde à 64% de produção própria de água do shopping.

 

Descarte e resíduos

 

A gestão de resíduos é outra frente importante do empreendimento. O shopping conta hoje com um programa de gerenciamento e coleta seletiva de resíduos que visa aumentar a reciclagem do lixo gerado pelas operações dos shoppings e fazer a correta destinação de resíduos.

 

Com esse sistema, cerca de 90% das 70 toneladas de resíduos sólidos geradas em média todos os meses são destinados à reciclagem, com apenas 10% sendo descartados em aterro sanitário. Além disso, o material é separado em categorias (metal, papel, plástico, isopor, vidros, etc) para que tenha destinação correta, seja para reciclagem, seja para compostagem. O sistema se completa com uma ETER - Estação de Tratamento de Efluentes Industrial para Reuso, que reduz em 50% o despejo de dejetos não tratados na rede de esgoto.

 

Segundo Ana Carolina Gonçalves, gerente geral do Iguatemi Esplanada, todas essas medidas fazem parte de uma Política de Sustentabilidade implantada no shopping em 2012, ano em que a Iguatemi passou a administrar o empreendimento. “Seguimos uma Política de Sustentabilidade rígida, que traz orientações voltadas à preservação do meio ambiente para que não apenas o shopping, mas todas as nossas operações sejam atividades cada vez mais sustentáveis. Realizamos um trabalho contínuo de conscientização sobre o uso racional de nossos recursos não apenas entre colaboradores, mas também entre lojistas, suas equipes e clientes, mostrando nosso comprometimento com o meio ambiente.”

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.