15/06/2022 às 13h25min - Atualizada em 15/06/2022 às 13h29min

Passageira reclama sobre horários reduzidos da Rápido Campinas nesta quinta-feira (16)

Segundo a mulher, mesmo não sendo feriado em São Roque, a empresa trabalhará com o horário de feriados e domingos na cidade

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Uma passageira da cidade de São Roque que utiliza os serviços da Rápido Luxo Campinas para ir ao trabalho entrou em contato com a nossa redação e fez reclamações sobre a qualidade dos serviços da empresa nesta terça-feira (14). Segundo ela, que terá seu nome preservado por esta reportagem, mesmo sabendo que no município o dia 16 de junho não será feriado e que tudo funcionará normalmente, a Rápido Luxo trabalhará com o horário de feriados e domingos na quinta-feira.

A munícipe ainda diz que não há linhas que integram, o que também prejudica muitos outros passageiros que precisarão trabalhar no dia 16. “Isso é um total descaso! A passagem não é nada barata, os ônibus sempre quebram e, além disso, não temos transporte para ir trabalhar? Até quando isso vai acontecer? Até quando não teremos mais voz?”, questionou a mulher, que também apontou uma série de outros problemas relacionados aos serviços da Rápido Luxo Campinas.

Na semana anterior, a nossa redação também foi informada de que, por conta dos pouquíssimos horários disponíveis na linha de São Roque a Sorocaba (6224) durante a semana, passageiros enfrentam uma superlotação diária em meio ao trajeto. A moradora conta que, mesmo com tudo já funcionando normalmente, a empresa já chegou a alegar que os horários foram reduzidos em meio à pandemia.

“Eles [a empresa] ainda colocam para rodar o ônibus que é menor, que tem menos assentos e que cabe menos pessoas sentadas só para irmos de pé. Frequentemente também passamos por situações de chegarmos atrasados para o trabalho ou tarde em casa, pois os ônibus quebram, são ônibus velhos e que não passam por manutenção, apenas resolvem o problema quando quebra e fim, sem qualquer melhoria há muitos anos”, reclamou a passageira, afirmando que, devido à falta de infraestrutura, sente medo de enfrentar a estrada sem qualquer segurança.

“Até quando a empresa vai colocar seus funcionários, motoristas e passageiros em risco? Só queremos ser tratados como gente e chegar em nossas casas com segurança”, finaliza ela.

O Jornal da Economia questionou a Rápido Luxo Campinas sobre a série de reclamações e, em resposta, enviou uma nota esclarecendo a respeito do caso. Confira na íntegra a seguir.

“Considerando que neste ano, a comemoração religiosa Corpus Christi vai cair no dia 16 de junho, e é considerada ponto facultativo no calendário nacional. Ou seja, é uma data opcional, em que fica a cargo do empregador decidir se será um dia normal de trabalho ou não, ocasionando assim uma queda da demanda de passageiros, informamos que no 16 de junho (quinta-feira) a oferta de viagens e frota deverá ser equivalente à programação de domingo com mais veículos de apoio no período de manhã e tarde, já no dia 17 de junho (sexta-feira) a programação de viagens e frota deverá ser a dos Sábados com mais veículos de apoio no período de manhã e tarde.

A atual frota que opera as linhas metropolitanas são veículos vistoriados e inspecionados pela EMTU e estão dentro dos padrões exigidos pela legislação, atendem às inspeções técnicas do órgão gestor e estão aptos a operar nas linhas metropolitanas, a média de idade da frota operacional atual é de 07 anos de idade e os veículos em operação passam periodicamente por manutenção preventiva e corretiva. Os veículos operantes têm capacidade para transportar até 78 passageiros (33 sentados – 45 em pé). Na linha 6219TRO mesmo operando com tabelas de horários especiais e considerando o índice de renovação de passageiros não ocorrem lotações conforme citada o que pode ser comprovadas por estatísticas diárias da linha. Quando ocorre lotação é de forma casual e em um curto trecho da linha. Estaremos disponibilizando funcionários da operação para acompanhar o serviço dessa linha e se forem constados o excesso de passageiros no período estaremos tomando providencias para correção das irregularidades e reprogramação dos horários.”


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