13/06/2022 às 12h51min - Atualizada em 13/06/2022 às 12h52min

Corpos são encontrados em local de buscas na Amazônia, diz família de Dom

PF nega que tenham sido encontrados os corpos de Dom Phillips e Bruno Araújo, desaparecidos desde 5 de junho

- Foto: Divulgação
Fonte: Portal UOL

A família do jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian, disse que dois corpos foram encontrados na manhã desta segunda-feira (13) em meio às buscas no Vale do Javari (AM), na Amazônia, e que serão periciados para confirmar se são de Dom e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Em nota divulgada, a Polícia Federal não informou a localização de corpos, mas negou que os corpos de Phillips e Bruno tenham sido encontrados, como chegou a ser divulgado por veículos de comunicação. Os dois estão desaparecidos desde 5 de junho, quando foram vistos pela última vez no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, para onde se deslocariam em uma embarcação.

O jornalista André Trigueiro, da GloboNews, chegou a informar que os corpos de Bruno e Dom teriam sido localizados, de acordo com a esposa do jornalista britânico, Alessandra Sampaio. Em seguida, Trigueiro recuou, declarando que Alessandra foi avisada pela embaixada britânica e pela PF sobre a localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

Pronunciamento das autoridades

O comitê de crise coordenado pela Polícia Federal publicou uma nota em que descarta a informação inicial de que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados. No entanto, não se posicionou sobre a possível localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

"Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos", afirmou a PF.

"Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados", completou o texto.

A Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) negou que corpos teriam sido localizados na região. “Acabamos de confirmar com nossa equipe via telefone satelital que não encontraram nenhum corpo na área de busca", informou em comunicado à imprensa.

No Twitter, a Apip (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) disse que Bruno e Dom continuam desaparecidos. "Solicitamos que aguardem uma posição oficial".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.