31/05/2022 às 16h23min - Atualizada em 31/05/2022 às 16h23min

Vacina da AstraZeneca contra Covid chega às clínicas particulares

Previsão da ABCVAC é que 2 milhões de doses já estejam disponíveis

- Foto: Mariana Ferreira / Governo do Tocantins / Divulgação
Fonte: Portal G1

A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) divulgou na segunda-feira (30) que doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 estão sendo permitidas para a rede privada de clínicas do país.

A medida acontece após o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), que inviabilizava a oferta do imunizante para a rede privada.

Deste modo, agora, segundo a associação, cerca de 2 milhões de doses da vacina já estão disponíveis para faturamento. "Isso começou semana passada. Então algumas clínicas começaram a receber esta semana", afirmou Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC.

Ele declara que o imunizante possui a mesma tecnologia da vacina dada na rede pública (a da Fiocruz), mas que a versão da rede privada é importada diretamente da fabricante.

Sendo assim, o valor estimado pela associação gira em torno de 300 e 350 reais. Na avaliação, incluem custos com logística, armazenamento e variação por região.

Ainda de acordo com a ABCVAC, o objetivo é que o imunizante não seja de busca espontânea, de modo que cada paciente entre em contato com sua clínica de confiança, se informe e faça um agendamento conforme a disponibilidade de doses, pois os frascos depois de abertos têm 48 horas de validade.

Além disso, a rede privada também deve checar as doses que o paciente já tomou e efetuar as devidas orientações. "A gente espera agora que outros fabricantes cheguem. Temos públicos-alvo que nos interessam muito agora, como crianças de 6 meses até 18 anos de idade (que essa vacina da AstraZeneca não contempla)", destacou Barbosa.

Até o momento, a associação disse que nenhuma outra fabricante sinalizou disponibilidade para as clínicas particulares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.