27/05/2022 às 15h22min - Atualizada em 27/05/2022 às 15h22min

Novas modalidades de pagamento facilitam a vida dos usuários online

Imagem Pexels

Somente em janeiro de 2022 foram realizadas mais de 1,3 bilhão de transferências por meio do sistema de pagamentos PIX, um crescimento que representa mais de 6 vezes o valor do mesmo período do ano passado.

Esses números excelentes são apenas uma amostra de uma tendência cada vez maior do lançamento de novas modalidades de pagamento que facilitam a vida dos usuários online e aqui será possível conhecer os principais métodos.

 

Crescimento de novas modalidades de pagamento

 

De acordo com dados revelados pela empresa de consultoria NTT Data no estudo “O Significado do Dinheiro”, o PIX, que foi criado pelo Banco Central (BC) brasileiro e começou a funcionar no último trimestre de 2020, já se consagrou como a ferramenta de pagamento favorita da população nacional.

Segundo a pesquisa recentemente divulgada, ele é uma verdadeira revolução e atualmente 69% dos entrevistados afirmam que esse é seu meio favorito de realizar pagamentos enquanto 83% afirmam que é seu meio favorito para recebê-los. Vale mencionar que a preferência independe de classe social, o que demonstra ainda mais o seu potencial em território nacional.

Ainda de acordo com dados da NTT Data, também independentemente da classe social, os brasileiros estão cada vez mais bem-informados sobre questões relacionadas a benefícios em meios de pagamento, o que inclui promoções com cupons, cashback e deliveries gratuitos.

Por exemplo, por meio de uma assinatura da Rappi Prime, os usuários não precisam mais pagar pela entrega a partir de determinado valor para todos os serviços de delivery oferecidos (incluindo farmácias, restaurantes e supermercados), o que faz com que seja possível economizar uma quantia significativa por mês.

Outro exemplo de empresa que se adaptou às mudanças da tecnologia e da Internet é a plataforma PokerStars, conhecida por ser um dos maiores sites de poker do mundo. A empresa permite que os seus clientes realizem depósitos em dinheiro de qualquer lugar e a qualquer hora por diversos métodos diferentes.

Vale mencionar que esses depósitos podem ser feitos tanto por ferramentas como o já mencionado PIX quanto por outros meios mais tradicionais que incluem desde boletos até cartões de crédito e sistemas como a Neteller.

As empresas de diversos segmentos também estão investindo em formas próprias de pagamentos e uma das principais tendências identificadas nos últimos anos é a criação e o uso de moedas digitais, também conhecidas como tokens.

Nesse sentido, algumas das principais moedas que podem ser mencionadas são a V-Bucks, que pode ser comprada com dinheiro ou conquistada de graça para adquirir todo tipo de roupas e cosméticos no game Fortnite, e as Fifa coins, que podem ser usadas na franquia FIFA para liberar diversos tipos de conteúdo dos jogos.

 

 

Para completar as novidades é preciso mencionar os sistemas de pagamento invisíveis, que também são conhecidos como métodos de pagamento seamless. Preferência de 27% dos entrevistados pela NTT Data, essas ferramentas correspondem principalmente aos mecanismos de aproximação presentes em cartões e a métodos de pagamento integrados.

 

Aqui uma das principais inovações é no sentido de que um usuário não precisa sair de um site ou plataforma para completar sua compra, o que reduz de forma significativa o número de passos necessários para completar uma transação.

Além disso, outro ponto importante relacionado a esse tipo de pagamento é a conveniência de manter os dados de usuários recorrentes salvos, o que permite que eles façam compras de produtos ou serviços diversas vezes sem a necessidade de reinserir informações.

 

Muitos outros métodos inovadores podem ser mencionados

 

Os métodos de pagamento mencionados acima são apenas os mais utilizados pelos brasileiros, mas existem cada vez mais novidades, como os pagamentos e transferências por WhatsApp, que estão sendo lançados mês a mês em território nacional.

Os vencedores dessa corrida pela inovação e facilidade são tanto as empresas, que podem realizar mais vendas, quanto os usuários, que contam com mais opções para adquirir seus produtos e serviços favoritos, de modo que as expectativas não poderiam ser mais positivas em relação a esses lançamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.