16/01/2015 às 11h49min - Atualizada em 16/01/2015 às 11h49min

Gente de Expressão: Elvio Luiz Lorieri

Quem vê Elvio Luiz Lorieri, sabe que não é um homem que joga aos quatro ventos sua posição de grande empresário.

Quem vê Elvio Luiz Lorieri, sabe que não é um homem que joga aos quatro ventos sua posição de grande empresário. Quando nossa equipe chegou para conversar com ele, na sede da Fladafi/Soldatopo em Mairique, fomos recebidos por um senhor de sorriso fácil e sempre disposto a brincar e conversar. Assim subimos ao seu escritório, acompanhados pelos animais que tanto ama, para um pequeno bate papo, onde pudemos conhecer um pouco mais de uma das figuras mais proeminentes de Mairinque.

Claro, sua posição atual foi conquistada com muito esforço. Como ele mesmo nos lembra, conheceu uma infância humilde sendo filho de um modesto alfaiate, que sempre fez questão de ensinar seus 11 filhos a importância do trabalho duro e da honestidade. Com os anos deixou Varginha, uma cidade que faz questão de frizar com bom humor que é "tão importante que até os ETs visitam", e seguiu com direção a capital paulista onde com o tempo veio a estudar economia.

Na decada de 70 conheceu a grande oportunidade de sua vida, ao ir trabalhar na Soldatopo, fundada no final da decada de 60 por um alemão emigreante, chamado Paul Schneider, que desembarcou no pais após a Segunda Grande Guerra por engano, mas se rendeu aos encantos de nosso pais. “Eu fazia contabilidade e ele (Schneider) chamou um amigo meu para trabalhar com ele. Mas ele não quis o trabalho e acabou me passando e assim acabei organizando a parte administrativa da empresa" relembra Elvio.

O que era apenas um trabalho se tornou uma forte amizade e com o tempo o contador passou a ser visto como um filho para o empresário estrangeiro. Anos depois todo o trabalho duro foi recompensado com uma oferta de sociedade e sobre sua administração e sempre com ajuda de todos os membros da empresa a empresa superou situações de crise, cresceu e se desenvolveu, agregando também a marca Fladafi na fabricação de conteineres.

Os anos tornaram Elvio um empresário de sucesso e ao relembrar sua história afirma que o segredo do sucesso de um empresário se deve a vários fatores. “Primeiramente é necessário ter paciência e um bom conhecimento de economia, pois a situação econômia pode mudar de uma hora para outra”, afirma ao frisar também a importância de não se limitar com relação a conhecimento.” É preciso ser batalhador, pois o empresário brasileiro ele deve entender um pouco de tudo”, completa.

A inovação também é um elemento chave segundo o empresario, que procura trazer isso para a sua empresa. Este ano, a indústria promete alcançar mais um marco em sua história, com o lançamento das casas Fladafi; habitações pré fabricadas que prometem trazer grandes  benefícios aos consumidores. “Se você não inova outro irá vir e te passa para trás, então deves-e sempre inovar. Essa é a palavra que todo empresário deve ter na cabeça”.

E foi exatamente por ser perseverante que Elvio também se envolveu em diversas outras organizações, sendo diretor finaceiro da APAE, Presidente da Comissão de Empregos de Mairinque, além de ser um dos diretores regionais da FIESP (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), entre outras organizações que contribuem e muito para o crescimento social e econômico da região. Por estas e outras tantas contribuições, Elvio foi condecorado em 1983 com o título de Cidadão Mairinquense. “Fiquei muito feliz, afinal todos gostamos de ser reconhecidos, pois assim encontramos força para continuar fazendo mais”.

Segundo o empresário suas ações filantrópicas são uma extensão de seu trabalho, uma forma de retribuir tudo que conquistou na vida. “Acredito que uma vez que você consegue alguma coisa, você deve reparti-la com as pessoas e não ficar apenas para você. É algo importante que ajuda a comunidade e também te da prazer, te deixa de bem com a vida” termina.

E quando terminamos nossa entrevista com uma rapida visita ao canil que Elvio mantém em sua empresa, e que abriga mais de 20 cães abandonados, podemos conhecer mais uma qualidade deste homem que ainda mantem muito do menino do interior. "Cresci no interior, sempre rodeado de animais", completa ao chamar todos os animais pelos nomes, sempre com muito bom humor.

E enquanto nos preparamos para deixar a empresa para voltarmos a redação, somos convidados para almoçar, infelizmente o tempo urge e temos que recusar. E assim deixamos Elvio Luiz Lorieri, em meio a sorrisos e cumprimentos calorosos de um homem que merece com louvor o título de "Gente de Expressão". 

Confira o vídeo da entrevista realizada pelo JE:

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.