24/05/2022 às 16h43min - Atualizada em 24/05/2022 às 16h44min

Prefeito Guto Issa confirma aquisição do Morro do Saboó pelo Município

O acordo da compra de parte do espaço foi celebrado em evento nesta terça

- Fotos: Evander Portilho
Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

O prefeito Guto Issa anunciou em evento no empreendimento O Castelo, na manhã desta terça-feira, 24 de maio, que a Prefeitura de São Roque adquiriu uma parcela do Morro do Saboó. O local era uma propriedade privada e parte de seu território foi adquirido pela administração municipal pelo valor de R$ 2.5 milhões.

A reunião contou com a presença de autoridades e membros da Sociedade Amigos do Saboó (SAB). “Este é um momento histórico para nossa cidade. O Saboó é um bairro importantíssimo, que foi abandonado no passado, assim como o próprio morro, que hoje passa a ser um patrimônio do povo de São Roque. Agradeço a família Serrano, por tornar possível este momento possível, e hoje começa um novo ciclo na história do Morro do Saboó, que será transformado num parque lindo, para que possa servir a população e para que possamos preservar este local que tanto amamos”, afirmou o prefeito.

Segundo a Prefeitura, a aquisição da propriedade, de aproximadamente 238 mil metros quadrados, foi possível graças ao superávit histórico anunciado pelo governo neste ano e, com o valor já repassado à família que detinha a posse do local, a administração começa a trabalhar no projeto que transformará o morro num parque municipal. A intenção do projeto é criar uma área pública onde os visitantes possam desfrutar de atividades de lazer e turísticas, além das belezas naturais da cidade, que hoje conta com cerca de 55% do seu território composto por vegetação nativa.

“O Morro é um diamante bruto, que se bem utilizado trará emprego e desenvolvimento ao município. Hoje o sentimento da Sociedade Amigos do Saboó e dos moradores do bairro é de gratidão. Somos gratos ao Prefeito Guto por nos atender e também ao município, pois o que celebramos aqui hoje é uma vitória de toda São Roque”, declarou José Orlando Barili, membro da SAB e figura conhecida na região pelo longo histórico de luta pelo bairro do Saboó.

"Com potencial para ecoturismo, turismo social, cultural, religioso, esportivo e ambiental, o futuro Parque do Saboó abrirá um leque variado de possibilidades para quem visita São Roque. Além disso, trará grande impacto na preservação ambiental, fazendo com que se torne um espaço de desenvolvimento, geração de oportunidades e cuidado com o meio-ambiente, um dos pontos de maior luta de Ondalva Serrano, antiga proprietária do terreno adquirido pela prefeitura e que se diz feliz pelo fato do seu antigo imóvel ser usado em prol da população", disse o governo são-roquense.

“Sou feliz com esta transferência e por poder colaborar para que este patrimônio tenha um valor mais abrangente e coletivo. Me sinto emocionada, pois o que queríamos estará sendo feito. O que queríamos, é que seres humanos fossem humanos”, acrescenta a matriarca da família Serrano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.