23/05/2022 às 13h43min - Atualizada em 23/05/2022 às 13h43min

ABBC lança Programa de Capacitação em Gestão para Organizações Sociais

Serão selecionadas até 10 (dez) organizações indicadas pelas instituições associadas à ABBC, para receber treinamento on-line e gratuito nas áreas de governança, finanças, gestão de projetos e pessoas, marketing, captação de recursos, entre outras.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), em parceria com o Instituto GESC, lança o “Programa de Capacitação em Gestão para Organizações Sociais”, com o propósito de qualificar gestores de entidades do terceiro setor, para aumentar ainda mais o impacto social positivo já causado pelo segmento. Serão selecionadas até 10 (dez) organizações indicadas pelas instituições associadas à ABBC para receber o treinamento on-line e gratuito nas áreas de: governança, finanças, gestão de projetos e pessoas, marketing, captação de recursos, entre outras.

 

De acordo com a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, será uma experiência transformadora tanto para as organizações que forem selecionadas, quanto para as instituições financeiras associadas da ABBC, que poderão inscrever seus colaboradores para realização de trabalho voluntário nessas organizações. “As Organizações da Sociedade Civil poderão adquirir conhecimentos específicos e resolver problemas relacionados à gestão, tornando sua estrutura mais organizada para realização das atividades e captação de recursos, ao passo que, os integrantes do mercado financeiro, que muitas vezes buscam o trabalho voluntário como um propósito de vida, terão a oportunidade de doar parte do seu tempo ou expertise para causas sociais importantes”.

 

A presidente acrescenta que “o Programa, que faz parte das ações realizadas pela ABBC, no âmbito de sua Jornada ESG, tem grande relevância em virtude da capilaridade que poderá atingir. Serão Instituições Financeiras, conscientes e preocupadas com os desafios sociais, que incentivarão seus colaboradores; os quais, motivados pelo propósito social, doarão seus esforços para contribuir com Organizações, que ajudam pessoas. Será uma grande corrente do bem!”.

 

Esse é primeiro programa de capacitação de OSCs da ABBC, mas a expectativa é pela continuidade e que novas organizações sejam contempladas. “Estamos confiantes de que o resultado será a potencialização da contribuição do setor para o desenvolvimento econômico e social do país”, comenta a Presidente.

 

Como será – O Programa tem início com a inscrição de voluntários das instituições financeiras associadas da ABBC ou funcionários internos da ABBC, para atuarem como consultores sociais. Para participar, é preciso ter curso superior completo. As inscrições deverão ser realizas até 2 de junho pelo site https://conteudos.abbc.org.br/programa-capacitacao-voluntarios.

 

Posteriormente, será iniciado o treinamento para todos os voluntários inscritos, por meio de aulas on-line ministradas entre os dias 6 e 9 de junho. Dos participantes treinados, o Instituto GESC selecionará 10 voluntários - complementando o treinamento destes com mais duas aulas on-line nos dias 13 e 14 de junho, para atuarem como consultores sociais das organizações sociais que participarão do Programa.

 

Na sequência, este grupo de consultores voluntários se unirá às equipes do Instituto GESC para o início da capacitação das organizações sociais, que poderão ser indicadas pelas associadas até o dia 10 de junho pelo site https://conteudos.abbc.org.br/programa-capacitacao-organizacoes

 

Os principais critérios para seleção de uma organização social serão: histórico, localização (abrangência), documentação regularizada e aderência aos temas  educação financeira, inclusão, igualdade e diversidade social, melhoria das condições de saúde, geração de trabalho, redução do analfabetismo, combate ao superendividamento, proteção ao consumidor, capacitação profissional e preservação de direitos humanos, bem como aquelas que possam valorizar o compromisso da ABBC com o desenvolvimento sustentável e a transformação digital do país.

 

A capacitação das organizações acontecerá entre 20 de junho e 22 de setembro de 2022, das 19h às 22h, sempre em dias úteis alternados, e será composta por 60 horas de aulas teóricas on-line (ao vivo) e 90 horas de atividades digitais, totalizando 150 horas ao longo de 14 semanas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.