20/05/2022 às 14h00min - Atualizada em 19/05/2022 às 23h44min

Secretaria de Ibiúna realiza projeto ‘Horta nas Escolas’ para crianças

A primeira escola a receber o projeto foi a E.M Maria Aparecida Gabriel Cardoso, no bairro do Tavares, que atende 153 pessoas

- Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Secretaria de Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo levar para algumas unidades municipais de ensino o projeto ‘Horta nas Escolas’. A primeira escola a receber o projeto foi a E.M Maria Aparecida Gabriel Cardoso, no bairro do Tavares, que atende 153 pessoas entre alunos e funcionários.

Esse projeto, visa valorizar todos os ibiunenses remanescentes da zona rural, ensinando desde cedo a importância do trabalhador agrícola, além de incentivar a alimentação saudável através do consumo de hortaliças entre as crianças e também ensinar a importância do trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade e a paciência dos alunos, que precisam cuidar e esperar para que as plantas cheguem no ponto de colheita.

A forma de horta escolhida pela unidade foi a convencional, com canteiros feitos no chão onde os próprios alunos realizaram o transplante das mudas, além de atividades recreativas sobre o ciclo de crescimento das hortaliças.

Além do modelo convencional, a Secretaria da Agricultura também oferece projetos de horta vertical e horta com materiais recicláveis (pneu e garrafa pet), que vão depender do espaço físico da unidade. Também são utilizadas olerícolas da época, mudas de temperos e chás. Com o andamento dos projetos, a meta é ampliar as culturas utilizadas, como legumes e até mesmo flores.

De acordo com os técnicos responsáveis, a ideia é que todas as crianças se envolvam no ciclo e nos cuidados da horta, e que seja abordado na escola assuntos como produção saudável, sustentabilidade e compostagem.

Quando as mudas atingirem o ponto de colheita, os alunos vão acompanhar o corte das hortaliças, que serão usadas na alimentação escolar e consumidas por eles.

Para o secretário da Agricultura, Benedito Vieira de Camargo, a maior riqueza de Ibiúna, sem dúvida, é a enorme fertilidade de sua terra, abundância de produtividade e seu povo trabalhador. “Somos um dos maiores fornecedores de hortaliças do Estado de São Paulo, um lugar de destaque e orgulho para todos os trabalhadores rurais do município. Em tempos em que tanto se fala em sustentabilidade e alimentação saudável, valorizar o produtor rural é essencial, afinal de contas, tudo vem do campo”, destacou.

A secretária de Educação, Rosa Claudia Bello de Oliveira Silva, também enfatizou que essa valorização deve ser ensinada cada vez mais cedo, uma vez que é na escola onde são edificados muitos dos valores das crianças. Também é nessa fase que acontece a introdução alimentar de frutas, legumes e hortaliças, por meio da alimentação escolar, e com isso são criados seus hábitos alimentares.

As escolas que tiverem interesse em participar da ação podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura pelo telefone (15) 3241-2410 ou pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.