06/05/2022 às 16h30min - Atualizada em 05/05/2022 às 21h42min

Educação Financeira chega às escolas de São Roque através de jogos lúdicos

Ação acontece através da parceria com Instituto Brasil Solidário

- Fotos: Evander Portilho
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura informou que os alunos de São Roque terão uma introdução muito divertida ao mundo da Educação Financeira, através de uma ação que levará jogos educativos que ensinem de forma lúdica os alunos da cidade sobre o tema. A iniciativa é fruto da parceria entre a Administração Municipal com Instituto Brasil Solidário, instituição com mais de 22 anos atuando em educação em todo o país.

“É com muita alegria que vemos São Roque receber esta iniciativa tão bonita e que apresenta aos nossos alunos este tema tão importante, mas tão pouco difundido no Brasil. Este é um momento importante para a Educação de São Roque e através desta parceria com Instituto Brasil Solidário, levaremos a Educação Financeira para dentro das nossas salas de aula levando conhecimento que impactarão a vida dos nossos estudantes”, disse o prefeito Guto Issa.

A ação levará à escola dois materiais focados em ensinar os alunos sobre o tema: os jogos Piquenique e Bons Negócios, um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visam exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares, até alunos do ensino médio!

Para preparar a implementação deste material nas salas de aula, a ação contou com a capacitação dos educadores da rede pública de ensino, através de aulas on-line e da realização de uma ação presencial, realizada na manhã da última terça-feira e que contou também com a transmissão on-line para mais de 30 cidades que também participam do programa. Após a capacitação dos profissionais, os jogos serão enviados para as escolas municipais para que este tema possa ser integrado à grade de ensino, estando presente em 21 escolas da região e atendendo os mais de 8 mil alunos da rede municipal.

A ação chega ao município através do novo ciclo de expansão do Instituto Brasil Solidário em parceria com o Instituto XP em que mais de 100 mil alunos serão beneficiados em todo o Brasil.

“Recentemente realizamos uma pesquisa com um parceiro, na qual 95% das professoras e professores entrevistados indicaram educação financeira como um tema que deve ser ensinado para as crianças se organizarem financeiramente desde cedo. Ou seja, a educação financeira é reconhecida como importante também para a comunidade escolar e é a nossa forma de melhorar a vida das pessoas em todas as regiões do Brasil”, destaca Marcella Coelho, Head de impacto social da XP.

Ainda de acordo com o governo são-roquense, a proposta de utilização dos jogos leva inclusão da educação financeira de forma interdisciplinar, dinâmica e criativa no currículo escolar e já impacta mais de 700 mil alunos em diversas estados do Brasil, como Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, entre outros, além de também estar presente no Chile e Colômbia.

“É uma alegria muito grande ver a Educação da nossa cidade participar desta ação, que dá a oportunidade para que nossos educadores falem sobre educação financeira e transmitam conhecimentos importantes aos com nossos alunos, lições que podem ser levadas por eles até suas casas, impactando também todo o núcleo familiar”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.