06/05/2022 às 13h30min - Atualizada em 05/05/2022 às 21h29min

Prefeitura diz que emissão da CIPTEA salta em mais de 140% em Cotia

Levantamento contabilizou o período de um ano

- Foto: Vagner Santos
Assessoria de Imprensa

O Fundo Social de Cotia fechou o balanço com o número de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no fim de abril. O levantamento mostrou que, de abril de 2021 para abril de 2022 o número de carteirinhas emitidas saltou em mais de 140%, chegando a 243 documentos emitidos. Os cadastrados também recebem o Cordão Quebra Cabeça com padrão internacional para identificação das pessoas com TEA e revistinhas temáticas da Turma da Mônica, que são doadas pelo Instituto Maurício de Sousa.

“Sabemos da importância da CIPTEA na vida de quem convive com o TEA. É uma grande conquista podermos entregar um documento que assegura a prioridade daquela pessoa em locais públicos ou privados, fazendo valer a legislação, já que o TEA não traz características físicas”, disse o prefeito Rogério Franco. Ele destacou que Cotia foi pioneira na região a emitir o documento.

Para a presidente do Fundo Social e Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, chegar a 243 CIPTEAs emitidas é motivo de muita comemoração. “Só quem convive com uma pessoa com autismo sabe dos desafios no dia a dia em relação a diversos fatores. A CIPTEA coloca fim ao constrangimento e transtornos que alguns passam na hora de ‘provar’ que seu filho ou tutelado é autista. Estamos muito felizes com esta conquista para estas mais de 240 famílias”, celebrou Mara Franco.

Para solicitar informações e a relação de documentos necessários para a emissão da CIPTEA basta enviar um ‘Olá’ para o CRAS/CREAS On-line (WhatsApp 11 96300-7500) e, em poucos segundos, aparecerá um menu de opções de serviços, responder com o número ‘10’, que é a opção da CIPTEA. Na sequência, uma mensagem com todas as informações. Para solicitar, basta comparecer ao Fundo Social, na Avenida Benedito Isaac Pires, 35, Parque Dom Henrique, 4º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.