05/05/2022 às 10h20min - Atualizada em 05/05/2022 às 10h21min

PF apreende 77 quilos de ouro avaliados em R$ 23 milhões em Sorocaba

Seis pessoas foram encaminhadas à delegacia, entre elas, policiais militares

- Foto: Divulgação / Polícia Federal
Fonte: Portal G1

A Polícia Federal apreendeu 77 quilos de ouro sem procedência na tarde de quarta-feira (04), em Sorocaba. O valor da apreensão soma cerca de R$ 23 milhões, de acordo com a Polícia Militar. Seis pessoas que realizavam o transporte foram detidas, entre elas, quatro policiais militares.

Dois profissionais abordados se tratam de um tenente coronel e um sargento da Casa Militar, que possui ligação direta com o governo do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Segurança Pública afirmou que "foi elaborado BO de averiguação de extração irregular de minério. O oficial citado está afastado do trabalho desde dezembro. A Corregedoria da Polícia Militar acompanha a investigação".

Já a Polícia Federal informou que estava sendo monitorado um avião particular suspeito, modelo King Air Turboélice, que pousou no Aeroporto Estadual de Sorocaba (Bertram Luiz Leupolz).
As autoridades, com a ajuda da Polícia Militar Rodoviária, abordaram dois carros no Km 74 da Rodovia Castello Branco, na praça de pedágio em Itu, sentido capital.

As equipes ainda encontraram nos veículos três malas com barras de ouro, totalizando 77 quilos. Conforme documentos apreendidos, a carga de metal precioso foi transportada do Mato Grosso e Pará.

Os seis envolvidos no caso foram encaminhados à delegacia da PF em Sorocaba, onde prestaram depoimento e foram liberados. A polícia abriu investigação para averiguar a denúncia de prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. O metal foi levado para perícia em um laboratório.

O avião também foi apreendido, segundo informações da PF. A aeronave é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias do uso proibido do avião também serão averiguadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.