26/04/2022 às 17h00min - Atualizada em 26/04/2022 às 16h06min

Vereador protocola representação no MP sobre falta de cuidadores em escolas

Diego Costa solicita à atual gestão de São Roque para que normalize a situação

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Na última segunda-feira, dia 25, o vereador Diego Costa protocolou no Ministério Público uma representação contra a Prefeitura de São Roque, cujo objetivo é relatar sobre a falta de cuidadores nas escolas municipais.

No documento, Diego Costa ressalta que as aulas presenciais retornaram no município de São Roque em meados do mês de fevereiro, mas ocorre que desde então as escolas não contam com número adequado de cuidadores especiais. “Os relatos de pais, cujos filhos têm sido afetados gravemente pela falta de cuidadores nas escolas municipais têm se multiplicado. Alguns são deixados à mercê da própria sorte durante as aulas, uma vez que é impossível para um único professor dividir a sua atenção e os seus cuidados entre os alunos que necessitam desse apoio individualizado e o restante da turma; outros sequer vão à escola, porque seus pais sentem-se inseguros com a falta de zelo por sua integridade física e psicológica”, diz.

Como membro da Comissão Permanente de Educação, instituída no Legislativo, o parlamentar, desde o início do ano letivo, solicita à atual gestão municipal para que normalize a situação. “É insuficiente que o quadro de cuidadores se restrinja a estagiários ou profissionais sem formação específica, uma vez que, ainda que estes tenham notável relevância para a manutenção de um ambiente escolar saudável para essas crianças, há diversos casos que exigem do cuidador um conhecimento mais profundo das peculiaridades de cada aluno — e, em tais situações, é fundamental a presença de um profissional adequadamente qualificado para lidar com as demandas urgentes e delicadas que vêm a surgir em meio ao cotidiano escolar”, ressalta.

Diego Costa explica que o cotidiano de pais de crianças com deficiências já tende a ser excruciante por definição. “Em Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal aos 07 de março de 2022, pais de autistas compartilharam perante o Plenário seus dramas pessoais, fato que evidenciou a tibieza da atuação do poder público são-roquense quanto à educação dessas crianças, que se veem alijadas do seu direito à aprendizagem e à socialização”, esclarece a representação.

Além disso, o vereador encaminhou ao MP um abaixo-assinado com as assinaturas de pais de alunos e também um relatório como membro da Comissão Permanente contendo algumas observações com relação aos cuidadores nas unidades escolares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.