26/04/2022 às 00h30min - Atualizada em 26/04/2022 às 00h30min

Como se vestir para uma entrevista

Em todo o processo de busca de emprego, você se esforçou para fazer o melhor: procurar as melhores vagas, escolher o modelo de currículo mais aprazível e preenchê-lo com o conteúdo perfeito para promover sua candidatura. Agora, como você fez tudo certo, chegou o momento da sua entrevista e, evidentemente, você quer impressionar positivamente o entrevistador. Uma das chaves para isso é o seu aspecto, pelo que a maneira como se veste é fundamental. Nesse artigo vamos lhe ajudar a escolher a roupa perfeita para uma entrevista e explicaremos o que deverá vestir e o que evitar.

 

Comece pesquisando a empresa

Assim como cada pessoa é diferente, também cada empresa tem suas características e especificidades que a tornam única. Então, o primeiro passo para saber o que vestir é descobrir qual o tipo de roupa que se usa na organização. Para saber isso, procure no site da empresa, em suas páginas nas redes sociais ou até na pesquisa de imagens do Google. Assim, saberá como as pessoas se vestem na empresa e poderá fazer uma escolha fundamental: escolher um estilo formal ou informal.

Evidentemente, não deixe de usar também o senso comum. Se a entrevista for em um banco ou uma empresa de consultoria, certamente terá que se vestir de uma maneira formal. No entanto, seja qual for o dress code da empresa, não se esqueça que seu aspecto deve ser cuidado e profissional.

 

Evite excessos

Quer se vista de uma maneira formal ou informal, procure não cair na tentação de caprichar em demasia no seu aspecto pessoal. Poderá ser tentador usar muita maquiagem, bastantes acessórios ou cores muito chamativas, mas não caia nesse erro. Isso passará a ideia de que está tentando compensar alguma lacuna com todos esses “apetrechos”. Em vez disso, vista-se de uma maneira que faça você se sentir confortável e confiante, e certifique-se de que sua roupa está limpa, passada e cheirosa para causar a melhor impressão possível durante a entrevista.

 

Exemplos de roupa formal

Em ambientes formais, deve preferir usar cores mais escuras e sóbrias, como o preto, azul marinho ou cinzento. Evite usar roupa com estampados coloridos e exuberantes. Um homem poderá, por exemplo, vestir um terno, calça e camisa social, sapatos fechados e, eventualmente, uma gravata. Já uma mulher, pode optar por um blazer, calça e camisa social, scarpins e acessórios discretos. Se decidir usar uma saia, ela deve ficar ao nível do joelho.

 

Exemplos de roupa informal

Se você tiver uma entrevista de emprego em um ambiente de trabalho mais informal, deverá usar uma roupa casual. Apesar de informal, a roupa deve ser mais profissional e refinada do que, digamos, uma camisa de seu time favorito, shorts e chinelos.

Uma mulher poderá usar, por exemplo, uma camisa polo, jeans e sapatilhas. Essa também será uma ótima escolha para um homem.

 

Outros aspectos importantes

Além da roupa, há outros aspectos fundamentais a ter em conta para uma entrevista, como ter as unhas cuidadas, o cabelo penteado e limpo, utilizar desodorante e ter os dentes escovados. Finalmente, não se esqueça de ter uma atitude positiva, sorrir e ser simpático.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.