25/04/2022 às 15h45min - Atualizada em 25/04/2022 às 15h47min

Dicas de como estudar para concurso público

Estudar para concurso não é tarefa fácil. Além da grande concorrência para uma única vaga, as matérias de estudos são variadas e não são as mesmas em todos os concursos.

 

Sabendo disso, o ideal é você pesquisar os concursos que possui interesse e focar no conteúdo programático, para que assim, compre as apostilas para concurso específica ou invista em um bom curso preparatório.

 

Siga nossas dicas para um planejamento de estudo completo!

Organização é fundamental para estudar para concurso

 

Não adianta, para manter o foco e a disciplina  na hora de estudar, é fundamental que você crie um cronograma de estudos. Não se esqueça que no cronograma deve constar as matérias que cairão no concurso, sendo que a quantidade de horas dedicadas deve variar conforme a importância da disciplina, a matéria da apostila concurso e suas dificuldades pessoais.

 

Antes de comprar apostila para concurso público leia o edital do concurso. É neste documento que terá a quantidade de questões e as pontuações de cada disciplina.

 

Para dar o pontapé inicial, você pode buscar um cronograma de estudo pela internet, já que existem vários modelos de tabelas com cronograma, ou criar o seu do zero. Fica a seu critério.

Responsabilidade de estudo

Não se sabote! Ou seja, não caia no conto de que não precisa de uma apostila para concurso ou que não precisa seguir o cronograma de estudo à risca. A responsabilidade é fundamental para seguir a constância.

 

A organização do seu estudo diário pode seguir a técnica Pomodoro, mas existem outras que podem fazer mais sentido para você. O método Pomodoro é simples e dura duas horas.

Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim, sucessivamente até que complete às duas horas. Como “recompensa”, você descansa mais 30 minutos.

Vantagens de usar a técnica Pomodoro

O italiano Cirillo afirma, no seu livro, que a técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos para quem deseja estudar para concurso. Veja alguns:

 

Alivia a ansiedade; Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções; Aumenta a conscientização das decisões; Aumenta a motivação e mantém-na constante; Reforça a determinação para atingir os objetivos; Melhora o processo de trabalho ou estudo; Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações. Tenha certeza que absorveu o conteúdo

Além de resumos, marcações na apostila e outros métodos de estudar para concurso, é importante que você realmente esteja aprendendo e absorvendo o conteúdo estudado.

 

Quando falamos de estudo, podemos lembrar que aprender não é decorar! Quando se aprende algo, você nunca esquece e pode usar o conhecimento obtido até para outras áreas da vida. Já quando você decora, é possível esquecer e por vezes, por mais que você decore a informação, em alguns casos você não irá saber como utilizá-la.

 

Tenha sempre as seis principais perguntas que você deve fazer sobre cada conteúdo novo:

 

O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

 

Faça testes frequentemente

Uma das técnicas principais, praticamente obrigatórias para se estudar para um concurso, é a resolução de questões. Sempre que possível, faça provas, testes ou simulados.

 

Os simulados para concurso são ótimos meios também para você entender como funciona uma prova, os tipos de questões trabalhadas e principalmente o tempo para resolução de cada uma delas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.