06/04/2022 às 14h12min - Atualizada em 06/04/2022 às 14h13min

Alunos de Cotia participam de projeto com a preservação de joaninhas

A E.M Francisco Camilo envolveu todos os alunos, do 1º ao 5º ano

- Fotos: Vagner Santos
Assessoria de Imprensa

Que as joaninhas são insetos muito simpáticos, isso pouca gente vai negar, mas o que muita gente não sabe é da importância deste inseto no combate às pragas em plantações funcionando como um agrotóxico natural. E para disseminar a informação sobre este inseto, despertar consciência ambiental sobre os perigos para a saúde humana e para o meio ambiente do uso irresponsável de substâncias químicas, a Escola Municipal Francisco Camilo, que fica no Jardim Ângela, implantou um projeto de educação ambiental que, entre outros, envolve a criação de joaninhas. Os alunos não só aprendem sobre o inseto como mantêm um ‘berçário’ do bichinho e, no momento certo, soltam no ‘Jardim das Joaninhas’, nas dependências da própria escola.

O trabalho envolve muita pesquisa e todos os alunos, do 1º ao 5º ano, estão participando do projeto. Eles fizeram maquete, apresentaram seminário, tudo para cuidar melhor das joaninhas de verdade que vão proteger o jardim da escola. Tem até busca ativa do bichinho na área verde da escola. “Eles fazem visitas às dependências da escola para identificar o tipo de insetos e outros bichinhos que temos no entorno e aprendem sobre a importância da preservação. Este projeto tem o engajamento de todos os colaboradores e alunos, pois acreditamos na educação como ferramenta para a conservação dos recursos naturais”, disse a diretora Rosely Queiroz Ferreira.

Professora do 2º ano, Ana Cristina Batista da Silva falou sobre o trabalho com os alunos. Sua turma aborda o tema “Respeito à vida: da Joaninha ao João”. “A importância [do projeto] já se dá pelo tema, que é o respeito, crescer respeitando a vida, ter consciência em relação ao meio ambiente de uma forma geral e a oportunidade de levar tudo isso para a vida”, disse. “Nossa escola tem uma visão de restaurar e preservar o meio ambiente, queremos que os alunos multipliquem isso em suas casas, em suas comunidades, sem contar que ainda estão em processo de alfabetização, e temos visto um ganho enorme quando este processo se dá com elementos que dão e que têm sentido para eles”, completou.

Cada turma trabalha um tema: Um bichinho de jardim na minha escola; Joaninha no Jardim da Violeta; conhecendo as joaninhas e o meio ambiente; Projeto Ubuntu – o papel ecológico dos animaizinhos de jardim no meio ambiente; O papel ecológico do inseto no meio ambiente; Projeto Ubuntu – compostagem; Horta suspensa e Meliponicultura; Projeto Ubuntu / meliponicultura abelhas sem ferrão; Joaninhas inclusivas – musicalizando com o meio ambiente.

O trabalho com as joaninhas faz parte de um projeto maior da escola, denominado ‘Ubuntu – Humanização e Educação Ambiental nas Escolas, Caminhando Juntos', e também tem a participação da coordenadora pedagógica, Andréa Camargo Pinto, professoras Adriana de S. P. Ferreira, Marilda A. de O. de Azevedo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.