04/04/2022 às 11h20min - Atualizada em 04/04/2022 às 11h20min

Alerta! Os perigos do chamado ‘Cone Chinês’ para a audição

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Recentemente atendi um paciente que me relatou ter utilizado o chamado Cone Chinês - também conhecido por Cone Hindu – que é uma espécie de técnica para retirar a cera do ouvido - prometendo alívio, cura e limpeza para nariz, ouvido e garganta – até a cura da Labirintite, Alergias e Sinusite.

Ao conversar com meus colegas, percebo que a prática vem se popularizando, por isso, a razão deste Artigo. É um alerta mesmo. E o que mais assusta é que o kit pode ser comprado na Internet, em famosos sites de compras, para ser realizado em casa, pela própria pessoa, sem qualquer supervisão.

Pesquisando, vi que o Cone Chinês é um cone feito em algodão embebido em cera de abelha ou parafina. A parte mais fina é inserida no ouvido, nariz ou garganta e do outro lado coloca-se fogo para retirar a cera por meio do vácuo.

Vou resumir o que acho deste tipo de “tratamento”: um perigo! Com ou sem acompanhamento, por favor, fuja de coisas do tipo. Com saúde não se brinca.

Muitos acidentes podem acontecer. A começar por queimaduras leves no rosto, no couro cabeludo até o fato de que a cera pode derreter e entrar no canal do ouvido, queimando o conduto auditivo.

Este método duvidoso já destruiu o tímpano e a cadeia ossicular de um paciente que foi parar no Centro Cirúrgico. Atenção, pois os danos podem ser irreversíveis. Não utilize e peça para ninguém utilizar.

Uso de Cotonetes: E aproveitando para retomar o assunto, muitas pessoas me perguntam sobre o uso do cotonete. Ele pode causar uma perda de audição passageira. O que acontece é que os cotonetes podem machucar e o canal se inflama e fica mais difícil de escutar. Isso se trata. Outra coisa que o cotonete faz é empurrar a cera. Retirando a cera a audição volta ao normal.

Acidentes também podem acontecer com o cotonete, principalmente com as crianças, ocasionando lesões como perfurações do tímpano ou se destrói a cadeia ossicular. Com os adultos também ocorre, a pessoa também está usando o cotonete e bate o braço, esquece o cotonete e se deita. Daí se faz necessária fazer uma cirurgia. Não use cotonetes!

Procure seu Otorrino de confiança. Cuide-se sempre! Por Dra. @adrianagimenespim

Dra. Adriana Gimenes Pim (CRM 83179, RQE 97571):

Médica Otorrinolaringologista, com formação e residência médica pela ‘UNESP Botucatu – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho’, pós-graduada em Saúde Integrativa e Bem-Estar pelo ‘Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa’. Com mais de 20 anos de experiência, a Dra. Adriana oferece atendimento ambulatorial - presencial e por Telemedicina - em Otorrinolaringologia.

A Dra. Adriana Gimenes Pim atende Particular e Convênio no CenterMed Clínicas e Convênio na UNIMED, em São Roque (SP).

Agendamentos podem ser feitos via telefone para Particulares e Unimed: (11) 4210-8001 e WhatsApp: (11) 97834-5269. @centermedclinicas e Unimed (11) 4713.5200.

CenterMed Clínicas: Há profissionais das especialidades Neurologia, Ortopedia, Psicologia, Dermatologia, Pediatria, entre outros.

Av. Antonino Dias Bastos, 822, 2º andar – Centro – São Roque - SP.

Consultas, Agendamentos: (11) 4210-8001 e WhatsApp: 97834-5269

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.