29/03/2022 às 21h40min - Atualizada em 29/03/2022 às 21h40min

Alta da vacinação inspira casais a sonharem com casamento

Alta da vacinação inspira casais a sonharem com casamento

Imagem: Pexels

A pandemia causou uma queda em inúmeros setores da economia. Em especial, setores como eventos e casamentos foram drasticamente atingidos. Com o avanço da vacinação, e as atividades aos poucos sendo retomadas, os casais tiveram a oportunidade de realizar esse sonho de forma mais intimista.

De acordo com os dados da Apen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais), o portal de transparência do Registro Civil, mostrou um aumento de 21% nos casamentos em 2021 em relação a 2020, ano em que se iniciou a pandemia. O que é apenas 9,5% a menos que 2019, ano anterior à Covid-19.

Expectativa de vendas do setor

Agora, com mais de 73% da população brasileira vacinada com ao menos a segunda dose, o setor prevê uma taxa maior para 2022. Mesmo com algumas restrições ainda impostas, como o passaporte de vacinação obrigatório, é previsto um aumento de 15% em relação ao ano passado, e deve movimentar em torno de R$ 40 bilhões.

A diretora da Monte Carlo Joias, Patrícia Balbi, mostra animação com a retomada das vendas relacionadas à aliança de casamento: “enxergamos a oportunidade da noiva voltar a se sentir deslumbrante, em um momento de reencontro e celebração com joias clássicas da cerimônia, que acompanham as novas tendências e os desejos de quem pretende realizar esse sonho.”.

Casais que pretendem realizar o sonho enfim

A pandemia mudou os planos do casal Gabriela (25) e Henrique (29), que cancelaram o casamento por duas vezes nesse período. Optaram por adiantar o casamento no civil e a lua de mel para, enfim, realizar a cerimônia religiosa com suas famílias e convidados este ano.

“A pandemia nos fez mudar nossos planos, mas também mudou muita coisa, a quantidade de convidados (reduzimos de 230 para 170) e padrinhos,  foi muito difícil lidar com esses dois adiamentos,  frustrante, achamos que não daria certo. Chegamos a pensar em cancelar, mas como já havíamos pago a maior parte do evento e é um sonho nosso, nos mantivemos  confiantes e pensamos positivo.”

O pensamento positivo foi necessário, já que o casal perdeu o dinheiro dos convites antigos, por conta do fechamento da gráfica, e com a alteração no preço de todos os fornecedores por causa dos adiamentos. Mas agora o casal está ansioso para realizar o sonho que “está tão perto de chegar.”. E com todas as proteções contra a Covid-19: “Haverá álcool em gel em todas as mesas,e  todas as medidas preventivas contra o covid para termos uma festa incrível.”.

O mesmo aconteceu com a fisioterapeuta Aline (29) e o chef de cozinha Abraão (32), que adiaram a cerimônia por duas vezes. Ambos enfrentaram uma igual alteração nos preços dos fornecedores, já que não existia nenhum decreto ou lei em relação à covid que proibia que os eventos acontecessem, mas prezaram pela segurança dos seus convidados, que ainda não haviam tomado vacina em sua maioria. “Pensamos em cancelar, mas teríamos um prejuízo de mais de 80% do que investimos.”

Mas hoje o casal se sente mais confiante graças ao avanço da vacinação: “Os índices de contaminação estão baixos e já foi liberado o uso de máscara em locais fechados. O cenário é outro e traz mais tranquilidade.”.

Como fazer um casamento simples

Mesmo com a vacinação a todo vapor, alguns casais escolhem por seguir com um casamento mais simples. Um formato que virou moda graças à pandemia foi o mini wedding, uma festa mais intimista, para um seleto grupo de convidados.

Algumas dicas para realizar um mini wedding são:

A quantidade de convidados deve ser muito restrita, com recomendação máxima de 80 pessoas; Como ainda é importante lidar com os cuidados com a  Covid-19, como distanciamento social, procure deixar as mesas com, no mínimo, 1,5 metro de distância entre elas; É importante que todos os presentes usem máscaras. No caso dos garçons, também é importante o uso de luvas; Espalhe álcool gel nas mesas; Procure usar a decoração ao seu favor, com tudo que você gosta, deixando o ambiente à sua cara e aconchegante para todos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.