28/03/2022 às 15h30min - Atualizada em 28/03/2022 às 13h35min

SESI São Roque entregará dispositivo inovador para estudante cego

Aparelho que escaneia objetos e cria áudio tem o objetivo de promover maior inclusão e trazer independência à pessoa cega

- Foto: São Roque Notícias

Na próxima quarta-feira (30), às 10h, no SESI São Roque, será entregue ao aluno Luis Felipe da Silva Cavalcanti do 2º ano do ensino médio o equipamento OrCam MyEye. De acordo com a direção da escola, o aparelho oferecerá independência à pessoa cega, promovendo maior inclusão na vida social, estudantil e profissional.

O dispositivo trata-se de uma câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produto.

Outro diferencial é que a câmera consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, além de reconhecer cédulas de dinheiro (reais e dólares) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

Os Fundadores

A OrCam foi fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa. Em 1999, eles idealizaram um carro autônomo, que não causasse acidentes e garantisse segurança ao volante ao criarem a startup Mobileye. Referência no universo da inteligência artificial, a startup foi vendida no início de 2017 por 15,3 bilhões de dólares para a INTEL, valor mais alto já pago na história israelense para uma empresa de tecnologia.

Durante suas pesquisas, os sócios conseguiram desenvolver um algoritmo que possibilita a detecção de objetos no campo da visão de uma câmera. Em 2010, a tecnologia de inteligência artificial criada por eles foi aplicada para humanos com a criação da startup OrCam. A missão da OrCam é aproveitar o poder da visão artificial e da tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual. Com um valor de mercado de 1 bilhão de dólares, a OrCam pretende realizar IPO até o final de 2021.

Serviço

Escola SESI Gumercindo de Góes - São Roque - nº 400

R. Nelson Vernalha, 200 - Jd. Boa Vista - São Roque


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.