23/03/2022 às 17h13min - Atualizada em 23/03/2022 às 17h13min

Procon-SP lança novas cartilhas e serviço para ampliar a defesa do consumidor

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Cartilhas Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade, Selos Eficiência e Empresa Verificada e entrega simbólica de viaturas aos Procons municipais, são algumas das iniciativas para incrementar a proteção do consumidor no Estado
 

O Procon-SP lança nesta quinta-feira (24/3) no Memorial da América Latina três cartilhas: Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade e os Selos Eficiência e Empresa Verificada; na ocasião também será feita entrega simbólica de chaves de viaturas a Procons de cidades do interior do Estado. A cerimônia contará com a participação do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

 

Cartilha criada pelo Procon-SP com o apoio da Fecomercio, APAS -- Associação Paulista de Supermercados, IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Universidade Zumbi dos Palmares, apresenta os dez princípios de Enfrentamento ao Racismo nas Relações de Consumo. 
 

O Procon-SP Racial, fruto de uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, tem como objetivo de fortalecer ações de prevenção da discriminação por motivo racial nas relações de consumo.
 

Longevidade

A publicação aborda os abusos sofridos pelos idosos tais como: empréstimos não solicitados cujos débitos aparecem em sua aposentadoria; troca de cartão nas agências por pessoas que se aproximam no caixa para “auxiliar”; venda de produtos ou serviços por meio de ligações telefônicas, dentre outras situações que ocorrem contra o hipervulnerável.

Diversidade

Esse material trata das discriminações contra pessoas devido sua orientação sexual ou identidade de gênero, quando, por exemplo, lhe é negado o direito de ser chamado pelo seu nome social, situações constrangedoras como ser ignorado em comércios ou discriminado em sistemas de saúde, entre outras violações aos direitos humanos.
 

Selos Eficiência e Empresa Verificada
 

O Selo Eficiência será concedido às grandes empresas que resolverem mais de 85% das reclamações registradas contra elas no Procon-SP. O fornecedor, que terá o índice de resolutividade reavaliado a cada trimestre, poderá usar o selo em seu site, redes sociais e material publicitário.

 

O Selo Empresa Verificada certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma onde o consumidor pode fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas.

 

Entrega simbólica de viaturas a Procons municipais

 

Na cerimônia, o Procon-SP complementará, simbolicamente, a entrega das chaves de viaturas oficiais a Procons municipais, cuja primeira etapa foi em setembro do ano passado. Os novos veículos, um total de 115 carros, serão utilizados para o desenvolvimento de atividades de fiscalização do mercado e de orientação e atendimento ao consumidor.
 

O recurso para a compra dos veículos, no valor total de R? 6,2 milhões, foi garantido por emenda parlamentar do Deputado Federal Celso Russomano que teve como finalidade fortalecer a estrutura dos Procons Municipais do Estado de São Paulo. A execução da emenda parlamentar deu-se por Termo de Convênio firmado entre Procon-SP e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça.
 

A solenidade será transmitida ao vivo pelas redes sociais da instituição: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

 

Serviço Lançamento cartilhas: Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade, Selos Eficiência e Empresa Verificada e entrega simbólica de viaturas aos Procons municipais
Data: 24 de março, quinta-feira, 14h30
Local: Memorial da América Latina (Senadinho)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SP -- entrada e estacionamento portão 15.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.