15/03/2022 às 14h19min - Atualizada em 15/03/2022 às 14h20min

Imagens do cotidiano: onde a vida acontece

Francisco Sacramento mostra seu olhar sobre o cotidiano através de sua máquina fotográfica

Varais da vida

Ontem a caminho da cidade observei uma construção, um sobrado a contracenar sua cal com o azul esfuziante da manhã. Fileiras de varais, retas paralelas a conduzir ao infinito, desfraldavam ao embalo do vento lençóis, colchas, toalhas a drapear a manhã. Àquela hora, no silêncio do carro, vieram à mente o som e letra da "Ave Maria no morro" de Erivelto Martins. Lembrei da Ucrânia, das filas de senhoras, de crianças, de idosos, de seres humanos a caminhar em curvas indefinidas em busca da paz e da felicidade. Considerei que cada um de nós constrói e dispõe em seus varais aqueles valores em que acredita e depois compara suas realizações e os efeitos dos cenários que os cercam para então sentir a realização, a felicidade ou conviver com pensamentos e conclusões opostas: as alegrias e frustrações se desenham em todos os momentos. Agora, pergunto, onde e como se justifica a destruição do homem pelo próprio homem? Qual o nome da divindade que dá a alguns o direito de adotar posturas e desenvolver a prática de atitudes absolutamente destrutivas e mais ainda aonde chegamos quando comentários desairosos são proferidos a respeito de outros indivíduos que também são dotados de sentimentos? Somos desastrados ao entender que esses momentos são dignos de piadas e considerações de mau gosto!

Chegamos à exploração do universo, desvendamos os segredos dos mares, nos preocupamos com ETs, sentimos a agonia por podermos ser atingidos e destruídos pela energia incontida de um asteroide qualquer, mas lenta e gradualmente estamos a assistir a destruição da terra, da nossa casa, apoiada em reflexões e retóricas como se dogmas divinos fossem.

Está na hora do homúnculo se transformar em Homem, de buscar a construção de valores capazes de construir o bem.

Sou utópico, não, se cada qual fizer a sua parte de maneira digna distanciando-se das posturas e atitudes relacionadas ao identificar a culpa nos outros nossos descendentes poderão viver melhor.

Boa tarde!

 

Francisco Sacramento

Palestrante/professor especializado em atendimento ao cliente e gestão de recursos, Francisco Sacramento. Administrador de Empresas Graduado e Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas – SP, mestre em Administração pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Professor, palestrante, fotógrafo, orquidófilo. Membro da Academia de Letras Araçariguama (cadeira Guilherme de Almeida). É autor de artigos científicos ou não publicados na mídia escrita.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.