07/03/2022 às 15h18min - Atualizada em 07/03/2022 às 15h18min

Imposto de Renda para Pessoas Físicas: como organizar para não perder o prazo?

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

A partir do mês de março começa a entrega de Imposto de Renda para Pessoas Físicas, referente ao ano de 2021. Você já começou a organizar os documentos para não esquecer de nada? De acordo com a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, é fundamental se preparar o quanto antes.

 

“O primeiro lote de restituição costuma ser destinado a quem tem prioridade no pagamento, como idosos, contribuintes com deficiência ou doença grave. Para os demais contribuintes, enviar a declaração logo nos primeiros dias e sem pendências antecipa o pagamento da restituição”, afirma Luiz Eguchi, diretor de Tax da Mazars.

 

Ainda segundo Eguchi, a dica para acelerar a entrega é, antes de preencher a Declaração de Ajuste Anual -- Declaração do IR --, reunir os principais documentos:

 

• comprovantes de todas as rendas (informe de rendimentos de todas as empresas onde trabalhou em 2021; informe de rendimentos da aposentadoria ou outro benefício recebido do INSS; informes de rendimentos de bancos e instituições financeiras);

 

• CPF de todos os dependentes (de qualquer idade) e os informes de rendimentos e despesas dos mesmos;

 

• Recibos de despesas médicas;

 

• Recibos de gastos com educação;

 

• Compra e venda de bens (notas fiscais, recibos de pagamentos, contratos, escrituras e demais documentos relacionados a compra, venda ou financiamento de bens em 2021 (carro, imóvel). Caso tenha havido lucro -- ganho de capital -- com a venda, é preciso preencher o programa Ganho de Capital, que calcula o imposto devido.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.