05/03/2022 às 11h00min - Atualizada em 04/03/2022 às 16h56min

Saneaqua distribuirá Relatório Anual de Qualidade da Água em Mairinque

Entrega do informativo deve ser concluída até o final do mês

- Foto: Reprodução / Internet

Neste mês de março, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, entrega junto com as faturas mensais o Relatório Anual de Qualidade da Água. Todos os imóveis da cidade que tem ligação de água e esgoto, mais de 15,9 mil, receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população em 2021. A entrega do informativo será feita pelos agentes comerciais da concessionária e deve ser concluída até o final do mês.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, atualmente alterada pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.

O informativo tem como principal objetivo detalhar à população sobre a potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.

O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais (represas Fiscal, Carvalhal e poços) até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem por suas torneiras e consomem em seus imóveis. “A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população”, destaca o gerente.

A água tratada e distribuída em Mairinque atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. A Saneaqua controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e pH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.

“Em média, são realizadas seis mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade; além de mais de 8 mil análises anuais da água bruta das represas e poços. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde de todos”, complementa o gerente da concessionária.

As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link https://www.saneaqua.com.br/qualidade-da-agua.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.