04/03/2022 às 14h00min - Atualizada em 04/03/2022 às 09h46min

Brasileiro que já morou em São Roque foge da Ucrânia com esposa grávida

João Guilherme conversou com o JE na tarde de quinta-feira e falou sobre o drama vivido não só pela sua família, mas por toda a população ucraniana

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Em meio aos ataques que a Rússia vem promovendo sobre a Ucrânia, o empresário de 21 anos, João Guilherme, que morou durante cinco anos em São Roque e atualmente residia em Kiev, fugiu para Viena, capital da Áustria, com a esposa grávida de sete meses. O jovem conversou com o Jornal da Economia na tarde desta quinta-feira (03) e falou sobre o drama vivido não só pela sua família, mas por toda a população da Ucrânia.

Ele declarou que os últimos acontecimentos pegaram todos de surpresa e contou à reportagem que a vinda de sua filha foi o que motivou o casal a viver na Ucrânia. Guilherme, que antes morou na Polônia por quatro anos, explicou que a ida à Kiev se deu pelo fato de sua esposa ser ucraniana e ambos terem decidido criar o bebê próximo à família da mulher. “Gostaríamos de ter a nossa filha perto desses familiares por uma questão de praticidade ou de ter um suporte. A gente se mudou para Kiev no começo de janeiro, ainda não estava esse caos todo, mas logo na semana seguinte começou essa tensão diplomática entre os dois países e acabou pegando a gente de surpresa aquele míssil no aeroporto e depois todo o resto que foi se desencadeando”, relatou João, por meio de transmissão ao vivo com o JE.

Questionado em relação ao que se sucedeu na capital ucraniana, o empresário afirmou que a situação é triste e revoltante, principalmente por essa mudança brusca que afetou a vida de milhões de pessoas. “Depois de quatro anos morando na Polônia foi um grande passo sair de lá para ir à Ucrânia, pois são culturas teoricamente similares, mas países diferentes. Se trata de uma mudança e tem todo um investimento que você faz para trocar de país, documentação, apartamento que a gente teve que mobiliar, então havia uma expectativa muito grande com a cidade”, contou João, reforçando que já havia se acostumado com a nova cidade.

“Infelizmente começou o ataque russo à cidade de Kiev, mas graças a Deus a gente tinha um contato no parlamento ucraniano que nos avisou com um pouquinho de antecedência que ia acontecer um problema, então a gente conseguiu rapidamente comprar uma passagem de trem para sair de Kiev, porque assim que o míssil caiu no aeroporto, as pessoas já não conseguiam mais comprar acessos, porque lotou tudo”, disse.

Última semana em contato com moradores

O Jornal da Economia tem passado a última semana em contato com mais moradores da cidade de Kiev e que já viveram em São Roque, assim como João Guilherme. O casal de biólogos, Vladimir Granovski e Vanessa Rodrigues Granovski, que no fim de semana passado conversou com a redação enquanto planejava fugir do país, também forneceu as últimas atualizações sobre a movimentação na região e contou que conseguiu ir para um local seguro.

“Sabemos que muita gente aí de São Roque torce e reza muito por nós. Agora estamos em uma cidade que fica na fronteira com a Polônia, chamada Lviv. Ela é segura para estar agora, então a gente está meio que protegido aqui, e conseguimos com a ajuda de amigos ucranianos, muitos brasileiros também tentaram ajudar”, declarou Vanessa, pontuando que os dias têm sido muito estressantes.

Nos últimos dias, a bióloga vem tentando unir forças a fim de trazer consigo seu cachorro através do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que, segundo ela, se recusa a fazer o transporte do animal.

Vanessa vem mobilizando as redes sociais com uma campanha que possa ajudá-la a cumprir esse objetivo. O movimento sensibilizou a ativista das causas animais, Luisa Mell, que na tarde de quinta publicou um apelo às autoridades para que o cachorro seja resgatado junto à família pela FAB.

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Luisa Mell (@luisamell)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.