16/02/2022 às 16h00min - Atualizada em 16/02/2022 às 12h12min

Saneaqua diz que realiza mais de 6 mil análises de qualidade da água por mês

Segundo a empresa, cerca de 1.500 testes são realizados por semana

- Foto: Reprodução / Facebook
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, afirmou nesta quarta-feira (16) que segue diariamente um rigoroso controle de qualidade da água que abastece os imóveis da cidade, de acordo com todos os padrões estabelecidos pelo ministério da Saúde.

Para que a água bruta captada nos mananciais que abastecem a cidade, Fiscal e Carvalhal e 19 poços subterrâneos, chegue às residências e atenda a todos os parâmetros de qualidade, é necessário um rigoroso processo de tratamento e acompanhamento por parte da Concessionária.

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 888/21, de 04 de maio de 2021, estabelece os padrões para distribuição da água consumida, definindo critérios de avaliação, controle e monitoramento da qualidade para o consumo humano, além de padrões de potabilidade, que eliminam riscos à saúde da população.

Em Mairinque, atualmente, a concessionária tem 61 pontos fixos de coleta de amostra de água em diversos bairros da cidade. “Por semana, são realizados aproximadamente 1.500 testes que avaliam todas as características físicas, químicas e biológicas da água, como cloro residual livre, fluoreto, pH, turbidez, cor aparente, coliformes totais e Escherichia coli. Os resultados dessas análises são enviados mensalmente para órgãos competentes”, informou a Saneaqua.

Todos os parâmetros analisados também são divulgados mensalmente nas faturas de água e esgoto recebidas pelos clientes, que podem acompanhar de forma contínua os resultados divulgados pela concessionária.

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada em Mairinque, segundo a empresa responsável. “Temos um compromisso com a qualidade da água e com a saúde do mairinquense. Os procedimentos analíticos adotados nos laboratórios de Mairinque utilizam metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade dos processos”, explica Luana Ronconi, coordenadora de Operações da Saneaqua.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.