Vereadora pede atendimento psicológico para alunos de escolas municipais

Dra. Cláudia Pedroso diz que o objetivo é minimizar os impactos emocionais negativos da pandemia na vida de crianças e adolescentes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Foto sobre "Vereadora pede atendimento psicológico para alunos de escolas municipais"

Por meio do Ofício nº 379/2022, a Vereadora de São Roque, Dra. Cláudia Pedroso, reivindica ao Poder Executivo o fornecimento de atendimento psicológico em todas as escolas municipais na cidade, cujo propósito é o de minimizar os impactos emocionais negativos da pandemia na vida de crianças e adolescentes.

A parlamentar enfatiza que são inúmeros os transtornos ocasionados pelo Coronavírus. “Infelizmente a pandemia causou diversas sequelas psicológicas em todos, inclusive nas nossas crianças e adolescentes. Segundo pesquisa do UNICEF, em média, um em cada cinco adolescentes, na faixa etária de 15 a 24 anos foram entrevistados (19%). Os dados evidenciam que, muitas vezes, eles se sentem deprimidos ou tem pouco interesse em fazer as coisas. Isso nos mostra que é importante o Poder Público agir para reduzir os impactos, devendo ser diminuído nos próximos anos”, fala.

Dra. Cláudia Pedroso destaca que além do confinamento social a que os alunos foram submetidos, houve considerável aumento no número de ocorrências relacionadas ao abuso físico, psicológico e social, sendo que muitas vezes o ambiente escolar é a única porta aberta para a superação desses casos.

“Ressalto também que houve perdas no círculo familiar e de amigos, desemprego dos pais ou responsáveis e tantas outras questões a serem trabalhadas no ambiente escolar. Por isso, defendo a contratação de psicoterapeutas especializados em atendimento infantojuvenil, como medida paliativa que aborde a complexidade dos desafios impostos por esse período tão excruciante da história. É desejável que esse profissional deverá, idealmente, não somente atender os alunos, mas interagir conforme necessário com o corpo docente e demais servidores das escolas, a fim de articular medidas que englobem a estrutura escolar como um todo”, esclarece.

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.