09/02/2022 às 20h41min - Atualizada em 09/02/2022 às 20h42min

Os cachorros são capazes de enxergar cores?

Muita gente acredita que nossos amigos de patas, os cachorros, só conseguem enxergar em preto e branco, será que isso é verdade?

 

A resposta é NÃO! Realmente, nossos cães enxergam o mundo de uma forma bem diferente da nossa, mas não em preto e branco e isso também não é nenhum problema, já que o sentido da visão para eles não é o principal, mas sim o olfato e a audição, bem mais apurados e com os quais se baseiam para enxergar e perceber o mundo ao redor.

 

 

Na verdade, dois tipos de células na estrutura ocular são responsáveis pela visão canina: os bastonetes (cuidam da visão em condições com pouca luz), e os cones ( cuidam das cores e detalhes).

 

E como o número de cones e bastonetes presentes é o que define a forma como um ser enxerga, e nos cães, a presença de bastonetes é maior do que a de cones, eles enxergam melhor a luminosidade e menos as cores, ou seja, eles não enxerguem o mundo em preto e branco, mas embora consigam sim identificar as cores, eles não são capazes de identificar todas as nuances.

 

Na verdade,toda essa limitação no número de cores acontece pelo fato dos cães possuírem somente dois tipos de células cones, enquanto os seres humanos possuem três.

 

Assim, enquanto os receptores de cores dos cães só conseguem diferenciar tons de vermelho e azul, o ser humano, por sua vez, enxerga todas as três cores primárias, vermelho, amarelo e azul, que, quando misturadas, dão origem a todas as outras cores. Por isso, nossa visão colorida é muito mais especializada e eficiente do que a dos cães.

 

Enfim, os cachorros conseguem enxergar colorido, mas, com limitações, para eles, as cores são mais apagadas, com menos intensidade, já que, para compensar a ausência do tom amarelo, o cérebro dos nossos melhores amigos completa as formações de cores com o tom cinza. Ou seja, todas as cores acabam ficando mais escuras, mais cinzentas.

 

A importância da visão para os cães

 

Mas, apesar de não ser o sentido mais importante para os cães, certamente, a visão desempenha um papel de grande importância para a qualidade de vida dos animais. E isso porque, é por meio da visão que os cães conseguem desviar de obstáculos, que eles se divertem vendo seus donos e conseguem brincar.

 

Mas, é preciso não esquecer que a visão canina é limitada. Os cães só enxergam com nitidez coisas e pessoas que estejam a seis metros de distância, no máximo, enquanto os seres humanos conseguem enxergar em uma distância de até 22 metros.

 

Na verdade, é como se nosso amiguinho de patas fosse um pouco míope. Por outro lado, essa limitação acaba sendo compensada pela audição e pelo olfato, que são sentidos super apurados nos cães, fundamentais, principalmente para a orientação espacial.

 

Diferente do que muita gente imagina, vale atentar para o fato de que os cães enxergam melhor à noite, e isso se justifica pela maior presença de bastonetes nos olhos, que faz com que eles sejam capazes de captar mais luminosidade. Por isso, não se preocupe em deixar seu cão no escuro, pois a visão noturna dos cães é muito boa, muito melhor do que a dos seres humanos.

 

Cuidar é fundamental

Como podemos ver, são muitas as curiosidades sobre os cães e a visão canina é uma delas. Por essas e outras, um cão não pode receber o mesmo tratamento que um humano, por ser totalmente diferente e possuir outras necessidades.

 

E, independentemente da forma como os cães enxergam o mundo, é fundamental zelar pela saúde de sua visão, para que eles possam ter mais qualidade de vida, visto que a cegueira é comum em cães e pode ser adiada se percebida a tempo.

Assim sendo, não basta ter um cão e tirar fotos incríveis com ele para sair postando em redes sociais, é preciso cuidar, e para isso, é fundamental levá-lo ao veterinário constantemente, e não apenas quando apresentar algum problema, lembrando que prevenir é sempre melhor, mais fácil e barato, que remediar.

 

No mais, é sempre bom investir em consultas periódicas com o veterinário, dessa forma, conseguirá detectar a tempo doenças oculares muito comuns, como olho seco, glaucoma, conjuntivite e até prevenir uma possível perda da visão.

 

Pronto, agora é curtir seu amigão sabendo que SIM, ele também enxerga colorido!

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.