09/02/2022 às 11h58min - Atualizada em 09/02/2022 às 11h58min

Movimento artístico celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Exposição gratuita intitulada “No Gerúndio” terá início em 12 de fevereiro, na cidade de São Roque

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Em fevereiro deste ano, a Semana de Arte Moderna de 1922 – evento que mudou o cenário cultural do Brasil e ajudou a tornar São Paulo uma cidade com grande influência no país no campo da cultura, completa 100 anos. Para celebrar esta data, o “Movimento Teia - Experiências do Sentir e Saber” e a Prefeitura da Estância Turística de São Roque (SP) realizam a exposição gratuita intitulada de “No Gerúndio”.

A exposição, que se inicia em 12 de fevereiro, contará com aproximadamente quatro obras selecionadas de cada um dos 18 artistas visuais de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná – que compõem o Movimento Teia – com curadoria da conhecida artista plástica Lia do Rio.

O local escolhido para receber a exposição pode ser considerado um espetáculo à parte - a Brasital, uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil e um dos prédios históricos mais importantes da região de São Roque. Construída em 1890, pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, é um dos patrimônios mais importantes da cidade, tendo influenciado a cultura e movimentado a economia do município.

Além da exposição No Gerúndio, que ocupará diversos galpões do espaço interno e externo da Brasital – que ocupa mais de 9.600 metros quadrados - também ocorrerão performances, oficinas artísticas, intervenções dramáticas e apresentações musicais. Já a alimentação dos visitantes ficará por conta de “food trucks” de restaurantes e lanchonetes locais instalados no espaço.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 12 de fevereiro (sábado) - das 15h às 21h - e contará com a presença de autoridades locais e estaduais, como o prefeito de São Roque - Guto Issa -, além dos artistas envolvidos e o público em geral.

“É uma honra para São Roque receber um evento cultural desse porte, que vai atrair visitantes não apenas do município, mas toda a região, para a Brasital - esse espaço tão importante para a história e cultura da nossa cidade. Junto com isso, vem a oportunidade de geração de renda para os comerciantes, como os restaurantes e lanchonetes que estarão oferendo a alimentação durante o evento. Temos certeza de que será um grande sucesso”, afirma o prefeito.

Mais do que a celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna - que marcou a formalização da busca pela brasilidade e que permanece até hoje “no gerúndio”, ou seja, em continuidade – o objetivo da exposição é descentralizar a cultura dos grandes centros urbanos e torná-la acessível e autêntica.

“Como se consegue ‘unidade na pluralidade’ se mantivermos restritas as experiências do ‘saber e sentir’ a um número limitado de cidadãos residentes nas grandes capitais? Como conseguiremos transformar o nosso território em uma nação e a nossa população em um povo uno, coeso, se não propiciamos a maioria de nós vivências culturais e educacionais transformadoras?” – reflete a artista visual Regina Helene – parte do Movimento Teia.

“Só poderemos ter orgulho de quem somos se soubermos quem somos. Somos muito mais do que futebol, samba e carnaval. Somos pessoas com potencial em suspensão, aguardando oportunidades reais de desenvolvimento, cultura e educação - para descobrir quem queremos ser, sem imposições idealizadas”, comenta a artista e mentora do movimento.

É com essa reflexão que o Movimento Teia e a Prefeitura de São Roque iniciam a exposição No Gerúndio. “Resistimos para transformar o que não nos serve mais, superando o que nos impede de ser que queremos e devemos ser. A arte liberta, e a cultura e a educação constroem. Elas são os únicos caminhos para sairmos ‘do gerúndio’ e firmarmos um presente promissor para todos os brasileiros”, conclui Regina Helene.

A exposição permanecerá aberta até o dia 13 de março de 2022.

Serviço

Exposição No Gerúndio - 100 Anos da Semana de Arte Moderna

Abertura: Dia 12 de fevereiro de 2022 – das 15h às 21h.

Local: Brasital -  Av. Aracaí, 280 - Vila Aguiar, São Roque – (SP)

Valor de Ingresso: visitação gratuita e aberta ao público

Duração da Exposição: 12/02 até 13/03/2022

Horários: de segunda a sexta, das 10h às 17h – e aos sábados; das 11h às 18h

Infraestrutura: Estacionamento e sanitários no local

Recomendações Extras: É proibida a entrada de veículos no pátio central

Artistas do Movimento Teia (ordem alfabética):

Ana Curioso, Bella Zubellis, Claudia Tebyriçá, Denise Campinho, Elias Muradi, Lia do Rio, Maria Perdigão, Marcio Santos, Paulo Mendes Faria, P23.lab (Cristiano Dino, Felipe Gordex e Mah Taraborelli), Regina Helene, Renata Lemos, Rogério Morais Martins, Rosângela Soares Pinto, Sandra Fioretti e Sônia Guaraldi.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.