04/02/2022 às 14h00min - Atualizada em 04/02/2022 às 12h10min

Pediatra esclarece dúvidas e destaca importância da vacinação infantil

Dra. Ducilene Alves, que atende na Clínica DBA, respondeu perguntas a fim de esclarecer informações para pais ou responsáveis das crianças

- Foto: Reprodução / Facebook
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

O Jornal da Economia conversou na quarta-feira (02) com a médica alergologista e pediatra Dra. Ducilene Alves sobre a vacinação infantil. A profissional, que atende na DBA – Clínica de Alergia e Centro de Vacinação, respondeu perguntas que muitas vezes representam dúvidas de pais ou responsáveis diante da imunização em crianças, principalmente neste período de volta às aulas.

Logo no início da entrevista, a médica afirmou que atualmente a vacina é considerada a melhor proteção, pois a princípio o organismo não está preparado para se defender dos vírus. “Quando você entra em contato, o organismo tem que fazer toda uma ação para criar essa defesa. Já com a vacina, a defesa entra no nosso organismo e ela é formada muito rapidamente, então todas as vacinas que nós temos são vírus inativados. Eles não causam a doença, porém ativam um mecanismo de defesa. Se por um acaso você entrar em contato com o vírus, mas já foi vacinado, as reações são muito leves e tendem a passar rapidamente”, disse a Dra. Ducilene, acrescentando que, em um organismo que não tem a imunização, a doença pode ‘se aproveitar’ do fato e acabar prejudicando o indivíduo.

Além disso, a profissional reforçou a importância da vacina para todas as faixas etárias e definiu o cumprimento dessa iniciativa como ‘um ato de amor’, já que o cidadão não só garante sua proteção, mas evita de transmitir doenças para outras pessoas. “Para as crianças, especialmente nesta fase de volta às aulas, estar em dia com as imunizações contra a gripe, pneumonia, hepatite e meningite é fundamental. Essa última que eu citei, por exemplo, é gravíssima, então recomendo que os pais peçam a orientação de um pediatra para agilizar esse processo”, declarou ela, que explicou como sua clínica atua na análise da carteira de vacinação infantil.

“Aqui a gente atende a todos os públicos e temos um sistema que a pessoa pode nos passar a carteirinha e fazemos um scanner de tudo o que ela está precisando”, destacou a médica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.