Sudeste registra alta de 41,65% no faturamento pelo e-commerce em 2021, revela o índice MCC-ENET

Já as vendas do setor, no mesmo período, cresceram em 30,30%

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay
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A região Sudeste seguiu com bons resultados no e-commerce. O setor teve crescimento de 41,65% no faturamento em 2021. Seguindo o mesmo período, as vendas praticadas pela internet também tiveram alta: 30,30%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, comitê em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

 

Ainda no mesmo período, quando são observados os dados do faturamento por região, mesmo com um bom desempenho, o Sudeste ficou em último lugar. A configuração ficou da seguinte forma: C

 

entro-Oeste (67,73%); Norte (61,13%); Sul (57,97%); e Nordeste (56,91%).

 

“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020, e, mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

 

Vendas online no Sudeste

Considerando a comparação das vendas praticadas pela internet, entre os meses de dezembro (2021 e 2020), o Sudeste sinalizou crescimento de 11,99%. Já no comparativo entre dezembro e novembro, neste caso, teve queda de (−24,13%).

 

Ao avaliar os dados por região (entre dezembro de 2021 e o mesmo mês de 2020), mesmo com o resultado positivo, o Sudeste ficou em último lugar. Os resultados foram: Norte (32,70%); Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (23,69%); e Sul (15,24%).

 

Faturamento do Sudeste

Na métrica de faturamento do Sudeste, considerando a comparação entre dezembro de 2021 com o mesmo mês de 2020, a alta foi de 12,82%. Por sua vez, usando a base comparativa entre dezembro e novembro, teve queda (−37,02%).

 

Ao avaliar os dados por região (entre dezembro de 2021 e o mesmo mês de 2020), novamente ficou em último lugar. A composição ficou assim: Centro-Oeste (27,68%); Norte (25%); Sul (21,87%); e Nordeste (20,03%).

 

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Neotrust | Compre & Confie.

 

Clique aqui para acessar o estudo completo.
 

O que é o MCC-ENET -- É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

 

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