10/01/2022 às 10h43min - Atualizada em 10/01/2022 às 10h43min

Dicas para começar 2022 com as finanças pessoais em dia

2022 chegou. Agora é a hora de se organizar e começar o ano com as finanças pessoais em dia. Afinal, não há situação mais desafiadora do que chegar no momento de pagar as contas mensais e ver que o seu dinheiro sumiu, seja por conta de dívidas ou rendimentos insuficientes. Para evitar esse cenário, confira dicas para ajudar a lidar com o orçamento apertado, melhorar sua relação com o dinheiro, bem-estar e condições de crescimento.

 

Faça um diagnóstico financeiro

Comece registrando todas suas informações financeiras para saber exatamente quais são as contas fixas, os gastos supérfluos e o total de suas dívidas. Caso prefira utilizar a tecnologia, há aplicativos que disponibilizam funcionalidades como o registro dos cartões de crédito e, por meio desses dados, criam gráficos e relatórios demonstrando os gastos separados por segmentos. Com essa visão, é possível entender, inclusive, o quanto você conseguirá poupar em curto e longo prazo.

 

Reduza custos e controle gastos

Com a visualização do seu diagnóstico financeiro, você terá todas as informações para fazer o seu controle de gastos e definir custos que devem ser mantidos ou não. Lembre-se que, nesta etapa, maturidade e disciplina são essenciais para identificar oportunidades de redução de custos.

 

Faça uma reserva de emergência
Este é um ponto que sempre insisto em falar: se possível, faça uma reserva de emergência. Por menor que seja a quantia, e por menor que sejam os rendimentos, faça economias mensais, pois esse dinheiro não só pode te salvar de um aperto futuramente, como, também, pode ser a porta de entrada para outros tipos de

investimentos rentáveis.

Regra 50-35-15
Existem muitas maneiras de fazer um planejamento financeiro, mas, para quem está começando agora, eu indico a regra do 50- 35-15, que consiste em fazer uma divisão na renda mensal para que possa pagar contas, ter dinheiro para o lazer e uma reserva para investimentos. Nesse sentido, um exemplo é separar 50% para os gastos essenciais fixos, 35% para lazer e 15% para reserva de emergência ou investimentos.

 

Por fim, quero concluir ressaltando que, para obter uma vida financeira saudável, é importante que o hábito de planejar e organizar as finanças pessoais faça parte da rotina e que não seja visto, apenas, como uma promessa de começo de ano.

 

 Sobre Dora Ramos

Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.