27/12/2021 às 19h00min - Atualizada em 27/12/2021 às 19h00min

Santa Casa de São Roque ativa nova Ala de Combate à Gripe

Novo setor começa a atender pacientes a partir desta terça-feira

- Foto: Arquivo JE
Assessoria de Imprensa

A Santa Casa de Misericórdia de São Roque passa a contar a partir desta terça-feira, dia 28, com uma ala exclusiva para o atendimento de pacientes com síndrome gripal. O novo setor de combate à gripe está localizado na antiga ala dedicada ao tratamento de Covid-19 e contará com uma equipe de profissionais própria, contribuindo para um atendimento direcionado, seguro e mais ágil da população, além de evitar a contaminação do vírus entre pacientes.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca preservar os munícipes após o grande aumento de atendimentos de síndrome gripais registrados recentemente. Entre os dias 1º e 26 de dezembro, a Santa Casa registrou 1.358 atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, tendo como causa provável a onda de contaminação causada pelo H3N2, que afeta diversos estados e municípios do Brasil.

“O aumento de casos de síndrome gripal gerou crescimento na procura por atendimento na Santa Casa. Por isso, estamos ativando essa ala exclusiva, para atender os pacientes de forma mais rápida, segura e acolhedora. Cuidar da saúde de todos é nossa prioridade, e sabemos da importância da Santa Casa não apenas para São Roque, mas toda a região”, afirma o diretor do Departamento de Saúde de São Roque, Dr. Luís Carlos Previdente Redda.

A H3N2 é uma variante do vírus influenza, causador da gripe, que teve o primeiro caso no Brasil identificado no Rio de Janeiro em 13 de novembro de 2021, provocando contaminações na casa dos milhares desde então. Entre as hipóteses para a alta circulação do vírus estão a baixa adesão à campanha de vacinação neste ano e o relaxamento das medidas de distanciamento social, implementadas para prevenir o contágio pelo coronavírus. Com o aumento do convívio social, as chances de contágio crescem.

A ‘nova gripe’, como tem sido chamada a variante H3N2, tem sintomas como coriza, tosse, febre alta, dores no corpo e de cabeça e cansaço. Em casos mais agudos, a doença pode provocar falta de ar, requerendo intervenção imediata, sendo recomendado que o paciente procure atendimento médico.

Com o aumento dos casos gripais, é necessário que a população redobre a atenção quanto as medidas preventivas, com uso constante de máscara e utilização de álcool gel. Para evitar aglomerações na nova ala, recomenda-se que os munícipes somente levem um acompanhante caso tenha mais de 60 ou menos de 18 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.