10/12/2021 às 12h51min - Atualizada em 10/12/2021 às 12h51min

Como trocar botijão de gás

Sem dúvida, poucas coisas são mais frustrantes do que, em meio ao preparo de alguma refeição, perceber que o gás acabou. Quem possui gás de botijão em casa, provavelmente, sabe muito bem como é essa sensação.

Pois é, se isso acontece é porque, com certeza, está na hora de trocar seu botijão. Mas, o fato é que muita gente tem medo, ou não sabe trocar o botijão de gás.

Quer aprender a trocar você mesma seu botijão de gás? Então, continue lendo!

É preciso ter em mente que sempre que perceber que o fogo começou a ficar muito fraco, ou apagar de repente, é porque está na hora de substituir seu botijão.

E se tem dúvidas, ou não sabe como trocar o botijão de gás, não se preocupe, é só seguir essas dicas e nunca mais precisará se preocupar na hora de fazer a troca.

Como trocar o botijão de gás

 

Primeiramente, é preciso garantir sempre uma boa ventilação ao ambiente onde o botijão de gás está localizado, e também na hora de realizar a troca, precisando que o mesmo esteja bem longe de qualquer fonte de calor.

Atenção, evite, também, a proximidade com seu aparelho celular durante a troca.

Se certifique de que os botões do fogão estejam desligados, já que, muitas vezes, podemos esquecer algum queimador ainda aberto durante a substituição.

Pronto, agora que já garantiu uma maior segurança tomando os cuidados acima, é só seguir as etapas abaixo para realizar a troca do seu botijão de gás com segurança:

É muito importante na hora de mover os botijões (o velho e o novo), que eles sejam transportados verticalmente, jamais deitados ou rolando. Leia atentamente as instruções de instalação e manuseio na etiqueta do fogão, depois retire essa etiqueta e a guarde, para o caso de precisar entrar em contato com a empresa ou precisar fazer consultas. Sem a ajuda de ferramentas, remova com as mãos o lacre de segurança. É importante  evitar o uso de ferramentas para não danificar a válvula. E JAMAIS compre botijões com o lacre violado ou sem um lacre de segurança.  Sem alicates, ou ferramentas do tipo, com as mãos, retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e rosqueie na válvula do cheio. É importante que faça isso sem ajuda de ferramentas. Confira se a mangueira, regulador de pressão de gás e braçadeiras estão em bom estado, caso não estejam, substitua-os por similares, desde que devidamente certificados pelo INMETRO. Teste possível vazamento, passando uma esponja embebida em água e sabão no encontro da válvula com o regulador de pressão. Caso verifique a formação de bolhas de sabão, refaça toda a operação de instalação; E atenção, se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão para ver se a origem do problema está na válvula. Repita o teste com a espuma. No caso do vazamento ainda persistir, então, deixe o regulador de pressão desconectado e ligue para a assistência técnica, cujo número consta na etiqueta.

Imagem: istockphoto.com

Caso suspeite de haver vazamento de gás

 

É importante seguir corretamente as etapas para a troca do seu vasilhame, certamente,  isso diminui consideravelmente o risco de vazamentos. Mas, para se certificar, é fundamental realizar o teste, passando o um pouco de espuma com uma esponja na conexão da válvula com o regulador, logo que terminar a instalação.

No caso de suspeita de algum vazamento de gás, no entanto, jamais acenda um isqueiro ou fósforo e se houver o surgimento de bolhas na conexão ao realizar o teste, é preciso seguir os seguintes procedimentos:

Vazamento sem fogo: alerte as pessoas e retire os animais do local. Jamais acione interruptores, nem ligue ou desligue eletrodomésticos das tomadas. Não fume, não acenda isqueiro, fósforo ou vela e não mexa no celular próximo do botijão. Desligue a chave geral do imóvel, se ela ficar longe do vazamento. Abra portas e janelas para circular o ar, mas não ligue ventiladores.

Procure fechar imediatamente o registro do regulador de pressão de gás, o desconectando-o da válvula. Caso o vazamento persista, leve o botijão para uma área aberta, tomando cuidado para que não fique próximo de nenhum ralo. Então, ligue e peça orientação para o serviço de atendimento ao cliente (SAC) da empresa responsável, ou entre em contato com os bombeiros.

Vazamento com fogo: ligue imediatamente para os bombeiros, mesmo no caso de um princípio de incêndio. Afaste as pessoas e animais do local e, se possível, feche o registro do regulador de pressão.

Caso a chave geral de eletricidade fique longe do botijão, então, só nesse caso, desligue. Procure retirar qualquer material combustíveis do local, desde que isso não represente risco.

Cuidados adicionais

Para maior segurança, sempre que não estiver utilizando o fogão, procure manter o registro do gás fechado, inclusive, durante à noite.

No mais, é procurar comprar botijões de gás apenas de fornecedores autorizados, e sempre garantir que seu fogão fique em um local com uma boa ventilação, evitando colocar a sua vida e de sua família em risco. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.