02/12/2021 às 19h52min - Atualizada em 02/12/2021 às 19h52min

Quais os carros que gastam menos combustível?

Parece até notícia repetida, mas não é. O preço do combustível não para de aumentar. Em alguns lugares do país, é possível encontrar o litro de gasolina a quase R$8.

 

Diante desse cenário, conhecer quais são os automóveis que consomem menos combustível é fundamental para conseguir rodar mais, sem prejudicar o orçamento familiar.

 

Uma ótima ferramenta nessa busca incansável pela economia é a tabela de eficiência energética do Inmetro. A versão de 2021 do estudo, que é conduzida pelo instituto, sofreu atrasos em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.

 

O lado positivo é que ela foi atualizada em outubro de 2021, com lançamentos e classificações de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

 

Com o apoio desse levantamento, procuramos os automóveis mais econômicos do país. No entanto, tivemos cuidado com alguns critérios, como: somente carros de passeio, além disso não avaliamos as opções elétricas, híbridas e híbridos-leves.

Renault Kwid Motor: 1.0 12V flex Câmbio: manual de cinco marchas Gasolina cidade: 14,9 km/l Gasolina estrada: 15,6 km/l Etanol cidade: 10,3 km/l Etanol estrada: 10,8 km/l Classificação categoria: A Classificação geral: B

 

O Kwid ocupa a primeira posição da nossa lista. Isso porque ele contém um gasto médio de cerca de 15 km/l na cidade da versão Life. Até com o etanol, o consumo não afeta o orçamento brasileiro, uma vez que ele passa dos 10km/l.

 

Esse valor só é possível porque o automóvel é leve, contém poucos equipamentos e o motor tricilíndrico é acionado com eficiência.

 

 

Chevrolet Onix Plus Motor: 1.0 12 flex Câmbio: manual de seis marchas Gasolina cidade: 14,3 km/l Gasolina estrada: 17,7 km/l Etanol cidade: 10,1 km/l Etanol estrada: 12,5 km/l Classificação categoria: A Classificação geral: B

 

A segunda posição da nossa lista é um modelo sedã. O Onix Plus, que contém motor aspirado, consegue ser mais econômico que o seu irmão hatch.

 

Já quando o assunto é estrada, a GM garante a primeira posição, pois tem 17,7 km com um litro de combustível fóssil.

Chevrolet Onix Motor: 1.0 12 flex Câmbio: manual de seis marchas Gasolina cidade: 13,9 km/l Gasolina estrada: 16,7 km/l Etanol cidade: 9,9 km/l Etanol estrada: 11,7 km/l Classificação categoria: A Classificação geral: B

 

A conquista da terceira posição é alcançada graças ao conjunto moderno do motor que contém três canecos.

 

Uma das principais vantagens é que a vibração não é intensa, além de rodar suave e com câmbio manual no qual a sexta marcha atua como um ótimo overdriv.

Fiat Argo Motor: 1.0 6V Câmbio: manual de cinco marchas Gasolina cidade:13,9 km/l Gasolina estrada: 15,1 km/l Etanol cidade: 9,8 km/l Etanol estrada: 10,7 km/l Classificação categoria: A Classificação geral: B

 

O motor Firefly caiu como uma luva na Fiat, especialmente se for analisado o modelo Argo. Afinal, ele é mais econômico se for comparado a concorrência da sub-categoria de hatches pequenos “premium”. Essa versão igualou com o Onix na média urbana, porém, não conquistou o pódio porque não é eficiente nas estradas.

 

É fundamental deixar claro que as opções do modelo com o 1.3 16 V não tiveram resultados ruins, no entanto, contém mais de um litro para cada quilômetro rodado. Geralmente, as médias de consumo do Ago com os motores maiores estão na entre 12,8 e 14,7.

 

Além de procurar pelas opções que consomem menos combustível, recomendamos analisar os valores dos carros usados no mercado. Dessa forma, você consegue garantir uma economia antes de adquirir o veículo e enquanto estiver rodando com ele pelas ruas e estradas do país.

 

Após descobrir quais os carros que gastam menos combustível, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações importantes para evitar menos gastos com o automóvel.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.