01/11/2021 às 13h41min - Atualizada em 01/11/2021 às 15h16min

Enem: importância da redação no vestibular e dicas para um bom texto

- Foto: Freepik
Donatella Vechiolli

Nos anos 80, os estudantes que chegavam à universidade tinham grande dificuldade de escrever porque os vestibulares haviam abolido a redação.  Os textos continham barbaridades e acreditava-se que os alunos não tinham condição de pensar. Não era nada disso. Eles pensavam e falavam muito bem, mas não dominavam o texto. A partir dessas constatações os grandes exames do Brasil exigem a prova de redação e atribuem um peso elevado porque acreditam que o domínio da escrita eficiente é condição para a cidadania.

O Exame Nacional do Ensino Médio- Enem não poderia ser diferente e possui uma prova de Redação dentro da área de Linguagens. A proposta de redação do exame tem como objetivo possibilitar que os participantes, com base em uma situação-problema e com os subsídios oferecidos, produzam um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de cunho político, científico, social, ou cultural.

Para isso, são apresentados textos motivadores, em linguagem verbal e /ou  não verbal (imagem), que se remetem ao tema proposto a fim de orientar uma reflexão.  Desse modo, antes de escrever a redação, o estudante deve fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções para que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado.

Nessa redação, o candidato deverá defender uma tese, ou seja, uma opinião a a respeito do tema proposto, apoiando-se em argumentos consistentes e estruturados com coerência e coesão.  Diferentemente das redações de outros grandes vestibulares, a dissertação-argumentativa do Enem exige que o estudante desenvolva uma proposta de intervenção, que é uma solução viável ao problema apresentado, respeitando os direitos humanos. É imprescindível, ainda, que o texto esteja adequado à norma escrita formal de língua portuguesa.

A seguir, dicas sobre esses pontos essenciais ao candidato que deseja garantir um bom desempenho na redação do Enem.

Proposta de intervenção

Lembre-se e de que os argumentos e a proposta de intervenção precisam ser viáveis, coerentes e condizentes com a realidade vivida.

Fuga do tema e partes desconectadas

Discorrer sobre o tema sem se aprofundar no núcleo principal da proposta, ou incluir no texto partes desconectadas como mensagens à banca avaliadora, orações, mensagens políticas, ou qualquer outro conteúdo desarticulado da argumentação desenvolvida, pode acarretar o cancelamento da redação.

Esclarecimento sobre o título

O título é um elemento opcional por isso não é avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência.

Respeito aos direitos humanos

Determinadas posturas e ideias descumprem a competência 5 de redação do Enem, pois são avaliadas como contrárias aos direitos humanos. Alguns exemplos dessas ideias são: defesa de tortura, incitação a violência,, discriminação e ofensas.

Norma culta da língua portuguesa

É fundamental que o candidato domine a modalidade formal da língua diferenciando os registros orais dos escritos, utilize elementos de coesão para estabelecer relações entre ideias e parágrafos e fique atento às regras de ortografia, gramática e acentuação gráfica.

Redação dissertativo-argumentativa

O gênero textual proposto prevê a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto e argumentação que sustente a ideia defendida, ou seja, é preciso expor e explicar ideias.

Por fim por que é tão importantes selecionar alunos que escrevam bem? Porque quem é capaz de produzir um bom texto demonstra operações mentais sofisticadas. Quando o candidato estabelece relações e utiliza um vocabulário próprio, revela maturidade para a vida, para as outras disciplinas e para o crescimento como cidadão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.