28/10/2021 às 13h07min - Atualizada em 28/10/2021 às 13h07min

Como seu 13º salário pode te ajudar a equilibrar suas finanças

Equilibrar as finanças, controlar o orçamento, manter as dívidas em dia, realizar compras e ainda reservar dinheiro para investimentos é o desejo de todos. No entanto, cumprir todas essas metas não é tarefa fácil.

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

O aumento nos preços dos produtos de consumo, pressionados pela inflação, faz com que o nosso poder de compra fique menor. Dessa forma, para compensar essa queda, muitas pessoas procuram outras alternativas de compras. Uma destas alternativas é a utilização de linhas de crédito, oferecidas muitas vezes por instituições financeiras, que trabalham com taxas e juros.

 

Esse endividamento, mesmo que de forma parcelada, pode representar um valor significativo no orçamento. Sendo assim, caso as condições financeiras não melhorem, é possível que esse endividamento se torne um problema. A partir da falta de pagamento das parcelas, o valor devido aumenta significativamente.

 

Por outro lado, é possível utilizar os investimentos como uma forma de evitar problemas financeiros. Isso porque, mesmo que o investimento seja de pequeno porte, ele pode gerar renda, auxiliando nas despesas do mês nas finanças  pessoais.

 

Contudo, todos estes cenários necessitam de apuração e capacidade de observar as melhores oportunidades. Desse modo, confira ao longo deste artigo algumas dicas sobre como utilizar o 13º salário da melhor forma para equilibrar as finanças.

Pagamento de dívidas deve ser colocado como prioridade

O acúmulo de contas a pagar ocorre em boa parte das famílias brasileiras. O endividamento excessivo, aliado às oscilações do mercado, bem como as condições de crédito, são os principais responsáveis. Desse modo, é bastante comum que ocorra o acúmulo das dívidas ao longo do ano.

 

Essa é uma das formas de criação da famosa “bola de neve”, que ocorre quando perdemos a capacidade de pagar as dívidas e elas aumentam, conforme a incidência de taxas e juros. Este ciclo, portanto, faz com que o orçamento mensal se torne cada vez menor, assim agravando as condições financeiras.

 

No entanto, ainda há a possibilidade de reverter essa condição sem contratar um financiamento. De acordo com o volume da dívida, o 13º salário pode ser utilizado para saldar as dívidas, como pagar, por exemplo, a Enel 2 via. Com o valor que você recebe entre os meses de novembro e dezembro, é possível sanar algumas dívidas significativas.

 

Além disso, é possível atuar no sentido de evitar o endividamento. Como o poder financeiro com o 13º salário, é mais fácil realizar compras de maior volume, que não se encaixam no orçamento. Portanto, a priorização do 13º salário deve ser no sentido de conter as despesas mais importantes.

Compra de equipamentos

Superada a fase de conter os gastos para direcionar todos os ganhos ao pagamento de dívidas, é preciso agora dar um passo adiante. Isso é, para aqueles que possuem poder financeiro, é possível utilizar o 13º salário para alguns investimentos.

 

De acordo com o valor recebido e as prioridades de uso, o dinheiro pode ser utilizado para investir na compra de equipamentos, sejam eles de trabalho ou de uso pessoal. O objetivo desse investimento é fazer com que o dinheiro aplicado se reverta em melhorias financeiras e profissionais.

 

Um exemplo disso é em relação a compra de equipamentos profissionais. Para aqueles que atuam de forma autônoma, ou até mesmo com uma pequena empresa, a compra de novos equipamentos sempre é necessária. Isso porque, de acordo com o investimento realizado, é possível aumentar os rendimentos do trabalho com o novo equipamento.

 

O aumento da renda com o investimento pode se dar de diversas formas. Uma delas é no sentido de ampliar o portfólio de clientes que você atende, devido ao aumento da capacidade de produção. Outra maneira é implementar melhorias nos serviços em que você já atua, agregando valor ao trabalho oferecido.

 

Tomada de empréstimo pode ser uma ótima alternativa

Para todas as condições financeiras e possibilidades de utilização do 13º salário que foram trazidas neste artigo, é necessário entender que por vezes essa não é a única alternativa. Ou seja, apesar do 13º salário, é possível que o dinheiro que você tem disponível não seja suficiente para alcançar os objetivos.

 

Dessa forma, a alternativa é procurar linhas de crédito que supram suas necessidades de maneira satisfatória. Entretanto, com juros elevados e prazo de pagamento apertados, os créditos oferecidos no mercado por vezes não atendem a demanda e a necessidade do cliente.

 

Hoje a fintech CashMe já oferece uma alternativa ainda melhor para os seus projetos. O empréstimo com garantia oferece um poder de investimento com juros abaixo de 1% ao ano. Além disso, o prazo de pagamento do empréstimo com imóvel em garantia é um dos mais longos do mercado, com até 180 meses para o pagamento.

 

Entre em contato com os nossos profissionais e saiba tudo sobre o empréstimo com imóvel em garantia. O processo de contratação do empréstimo pode ser realizado de forma online, sem que você precise sair de casa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.