07/10/2021 às 14h04min - Atualizada em 07/10/2021 às 14h04min

Espetáculo teatral terá exibições on-line em escolas de Ibiúna

Obra narra a lenda da flor conhecida como Vitória-régia e mescla narrativas sobre a cultura dos povos indígenas

- Fotos: André Capuano
Assessoria de Imprensa

Pela primeira vez em formato audiovisual por conta das medidas de isolamento social, o espetáculo teatral “UAPÈ, como nasce a flor Vitória-régia”, da Cia Le Tempê Ecologia, será exibido em instituições de ensino da rede municipal de Ibiúna e também pela plataforma gratuita de conteúdo #CulturaEmCasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Escolas como a E.M. Tereza Falci, no bairro do Cupim, e a E.M. João Cardoso de Moraes, no bairro do Capim Azedo, estão entre as que vão disponibilizar o conteúdo para os alunos ainda este ano.

O espetáculo também será exibido online na plataforma Cultura Em Casa até o fim do ano (culturaemcasa.com.br), e no Festival Lab SP, pelos canais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, no primeiro semestre de 2022.

A obra narra a lenda da flor conhecida como Vitória-régia e mescla narrativas sobre a cultura dos povos indígenas.

O elenco é formado pela atriz Daniela Casteline e pela musicista Aline Reis. Daniela Casteline, que também assina a direção em formato audiovisual, manipula objetos que simbolizam os personagens para contar a história, acompanhada por Aline Reis, responsável pela criação das atmosferas sonoras da narrativa.

A história dos povos indígenas motivou a atriz a desenvolver a montagem teatral original há 20 anos, então dirigida em parceria com André Capuano. Trata-se de um tributo à cultura indígena dissolvida em grande parte pelo despovoamento e extermínio de aproximadamente cinco milhões de índios que existiam no início do século XVI. A luta contra o desaparecimento diante de acontecimentos como a catequese, a escravidão e a colonização inspira a dramaturgia.

“Contar um pouco sobre os povos indígenas é também valorizar a cultura, a sabedoria desses povos sagrados, em que o indivíduo se reconhece, cria sua identidade e se dignifica como homem. Se estas são tiradas, ele se perde, não encontrando mais a dignidade e o amor. Escolhemos, então, nos dedicarmos a criar um espetáculo que conta uma das mais representativas lendas indígenas ”, explica a atriz e fundadora da Cia Le Tempê Ecologia, Daniela Casteline.

“UAPÈ, como nasce a flor Vitória-régia” foi contemplado pelo ProAC Expresso LAB do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O trabalho audiovisual ocorre em parceria com a Secretaria de Educação de Ibiúna (SP).

O espetáculo pode ser assistido também no canal do YouTube ‘TV LE TEMPE ECOLOGIA’, acessado pelo link encurtador.com.br/dstCY e conta  com disponibilidade de agenda para exibição ainda em 2021 em outras instituições de ensino da cidade de Ibiúna e região metropolitana de Sorocaba.

As escolas interessadas podem obter mais informações pelo telefone (11) 98919-0951.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.