24/09/2021 às 15h13min - Atualizada em 24/09/2021 às 15h16min

Saneaqua conclui obra em Estação de Tratamento de Esgoto em Mairinque

Na última etapa do projeto, concessionária fará as conexões de rede para direcionar o efluente para a ETE e iniciará o processo de comissionamento final da nova estrutura

- Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, concluiu a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade. As etapas de obras civis, montagem mecânica e urbanização já foram finalizadas. Agora, a concessionária realizará as conexões de rede para direcionar o efluente para a ETE e promoverá o processo de comissionamento final da nova estrutura.

Com investimentos de R$ 32 milhões, a concessionária também já executou as obras lineares que compõem a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com a implantação de redes de esgoto, coletores e linhas de recalque, assim como as obras para instalação de cinco novas elevatórias de esgoto nos bairros Residencial Parque, Vila Sorocabana, Vitória e Jardim Cruzeiro.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque terá capacidade para tratar 45 litros por segundo na etapa inicial, com uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo, impedindo o despejo de esgoto nos córregos, rios e cursos d´água da cidade.

“Essa primeira fase de intervenções para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mairinque vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município”, informa Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

Saiba mais sobre a tecnologia de tratamento da ETE – Mairinque

O tratamento dos esgotos se dará em uma Estação de Tratamento de Esgotos compacta, cujo projeto conta com a tecnologia UBOX, um sistema desenvolvido na Holanda e que proporciona baixos custos operacionais, menos espaço ocupado e nenhuma exalação de odor.

A tecnologia combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás. O sistema oferece um tratamento de esgoto em quatro passos: tratamento anaeróbio, tratamento aeróbio suplementar, clarificação secundária e purificação de biogás, garantindo a melhora na qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

“Atualmente, Mairinque dispõe de uma cobertura universalizada de abastecimento de água, com 100% de atendimento na área urbana, agora, nossa missão é garantir a universalização do tratamento de esgoto. Queremos transformar a cidade em um exemplo positivo para o país”, explica Dias.

Em caso de dúvidas em relação às obras, a Saneaqua está à disposição na Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A empresa também disponibiliza atendimento 24 horas por dia no 0800 771 0001.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.