21/09/2021 às 17h19min - Atualizada em 21/09/2021 às 17h19min

Parceria BRT, Urbes e Semob oferece passagens gratuitas neste domingo (26/9) nas linhas do BRT Sorocaba

Ação é promovida em comemoração ao aniversário de um ano de ativação do sistema e permitirá, inclusive, que as pessoas que ainda não conhecem o BRT façam deslocamentos sem custo.

Assessoria de Imprensa Foto: Alexandre Maciel

Neste domingo (26/9), as viagens dentro do sistema BRT Sorocaba serão gratuitas para a população sorocabana. Em comemoração ao primeiro ano de operação da concessionária BRT, a empresa, em parceria com a Urbes - Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) de Sorocaba, dará de presente aos usuários do transporte coletivo duas passagens, por pessoa, totalmente gratuitas.

 

Os passageiros poderão andar de ônibus em uma experiência completa e 100% digital. A iniciativa de gratuidade por um dia tem o objetivo de possibilitar a todos o acesso a uma mobilidade urbana rápida, confortável, segura e com acessibilidade. Em um ano de operação, o sistema BRT já transportou mais de sete milhões de passageiros.

 

De acordo com Manoel Ferreira, Diretor de Operações da BRT Sorocaba, este primeiro ano de atividades tem sido de muitas realizações, aprendizados e oportunidades de enaltecer Sorocaba para o país. “O projeto BRT é uma conquista de todos e queríamos celebrar de uma forma que cada cidadão sorocabano pudesse estar perto de nós neste momento tão especial. Então, a empresa BRT Sorocaba entendeu que a melhor maneira seria possibilitar o acesso para que todos conheçam este sistema que tanto nos orgulha por sua qualidade, autonomia e autossuficiência”, destaca.

 

Ferreira frisa, ainda, o quanto o BRT tem se tornado uma referência nacional. “Nossa cidade está fazendo história na mobilidade urbana brasileira e todos os meses recebemos muitos visitantes que vêm até o município somente para conhecer a operação. Só na última semana, recepcionamos gestores do transporte do Rio de Janeiro e de Ribeirão Preto. Isso confirma o quanto estamos sendo vistos como um modelo de sucesso para o setor. O que reforça também o nosso desejo de comemoração”, ressalta.

 

O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, aponta que Sorocaba opera um transporte público de qualidade, que vem sendo melhorado ainda mais, a cada dia, e que o objetivo é continuar garantindo a eficiência do serviço, disponibilizando-o para mais usuários. “Ações, como essa, têm ainda o caráter demonstrativo, de apresentar o sistema para as pessoas e incentivar a sua utilização por aqueles que já são usuários”, complementa.

 

Já, o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) de Sorocaba, Carlos Eduardo Paschoini, reforça o lembrete quanto ao benefício. “Trata-se de uma ótima oportunidade, e é preciso ficar atento às regras para ganhar a viagem gratuita neste dia 26 de setembro”, enfatiza (saiba mais, abaixo).

 

Como embarcar gratuitamente

 

gratuidade estará disponível exclusivamente via carteira digital Cittamobi. Os usuários do transporte coletivo devem realizar a ativação da carteira com antecedência de 48 horas. Desta forma, facilitando o embarque que será liberado no dia 26 de setembro. Vale lembrar que, para ativar a carteira digital, não há custo algum para o passageiro.

 

Com a ativação da carteira digital, o usuário poderá rodar a catraca usando apenas o celular e pronto! Para isso, basta fazer download da carteira digital, disponível no aplicativo Cittamobi, se cadastrar, ativar o crédito grátis e embarcar. Quando estiver dentro do ônibus, o passageiro só precisa aproximar o celular do validador (com o aplicativo em tela) e o acesso será liberado.

 

Os passageiros poderão entrar no sistema via terminais Vitória Régia e São Bento, em uma das 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu ou Ipanema ou, ainda, em um dos ônibus que circulam nos 91 pontos de parada espalhados nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Ao todo, 87 veículos estarão disponíveis gratuitamente para o embarque. O acesso grátis será válido somente no domingo (26/9) e por meio da carteira digital.

 

Passo a passo para criar a Carteira Digital

 

1. Baixe o aplicativo na Play Store (estará disponível, em breve, também na Apple Store).

2. Faça login no aplicativo e permita o acesso à sua localização.

3. Localize a Carteira Digital na tela inicial do aplicativo e siga o passo a passo para criar a sua conta. Basta informar dados pessoais, endereço, um documento com foto e uma selfie.

4. Escolha um pin para ser sua senha na carteira digital.

5. Pronto, carteira em aprovação!

 

ATENÇÃO! Para utilizar a passagem gratuita no dia 26/09:

 

1. Verifique se seu celular está com a localização e o Bluetooth ativos.

2. Localize a Carteira Digital na tela inicial do App.

3. Arraste para cima o cartão laranja, que informa “Saldo Cittamobi”.

4. Digite o pin pessoal que foi escolhido no momento da criação da carteira.

5. Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.

6. Pronto, catraca liberada para o embarque!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.