13/09/2021 às 20h46min - Atualizada em 13/09/2021 às 20h46min

Taxa Selic irá subir 1,25 p.p. nesta reunião, projeta ABBC

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na terça-feira (21) para decidir sobre a Selic. De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,25 p.p, chegando a 6,50% ao ano.
 

"A deterioração do balanço de riscos em relação à reunião anterior para inflação exige um aperto maior. Desse modo a nossa expectativa é de aumento de 1,25 p.p. Além disso, devem ocorrer mais elevações nas próximas reuniões do Copom, fechando o ano em 8,5%", explica Gonçalves.
 

Sobre o IPCA, prevalecem as preocupações em relação ao cenário inflacionário. "A surpresa negativa com a divulgação do IPCA de agosto vai promover um ajuste para cima nas projeções de mercado para inflação de 2021 e, em menor grau para 2022. Nas próximas divulgações, o indicador deste ano deve se aproximar de 8,0% e o do ano que vem afastar-se cada vez mais da meta de 3,5%. Para ancorar as expectativas e coibir os efeitos secundários dos choques de oferta, com o aumento da inércia inflacionária, o aperto monetário deverá ser maior do que o sinalizado até então", destaca Gonçalves.
 

Em relação ao dólar, Gonçalves explica que "por causa do elevado grau de incerteza em inúmeras frentes, devemos vivenciar um período de grande volatilidade, e o cenário base é fechar o ano com uma cotação próxima da verificada neste momento".
 

Sobre a ABBC - A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) foi constituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem 107 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.