30/08/2021 às 11h59min - Atualizada em 30/08/2021 às 11h59min

BRT Sorocaba completa 1 ano de operação e comemora o transporte de mais de 7 milhões de passageiros

Corredores Itavuvu e Ipanema trouxeram mais mobilidade e valorização para região norte. Com requalificação de vias, BRT deixa legado para cidade.

Assessoria de Imprensa Foto: Alexandre Maciel

O sistema de transporte coletivo, BRT Sorocaba (BRTS), completa 1 ano de operação e comemora a marca de mais de 7 milhões de passageiros transportados ao longo deste período. A população sorocabana está sendo beneficiada por uma frota de 87 veículos com alta tecnologia, que proporcionam viagens com mais conforto, segurança e agilidade. 

O BRTS iniciou suas atividades em 30 de agosto de 2020, com a ativação do Corredor Itavuvu/Terminal Vitória Régia e, no primeiro semestre de 2021, realizou a entrega do trecho Corredor Ipanema/Terminal São Bento. 

Com aporte de R$ 50 milhões em tecnologia, os deslocamentos de ônibus do sistema BRT vão muito além do ir e vir. O passageiro pode perceber a forte presença da tecnologia durante toda sua experiência dentro do sistema. Seja ao ver uma das 1902 câmeras distribuídas nos veículos, estações, terminais e vias, nas 482 telas embarcadas, em abrigos, estações e terminais, nos 380 dispositivos de bilhetagem ou nos 17 ATMs (Automatic Teller Machines). 

Há ainda, uma outra parte que o usuário não vê, mas que compõe a operação, com 462 computadores de bordo, 330 antenas, 110 km de fibra ótica e 48 servidores. Para conectar e integrar todos os dispositivos da operação, é utilizado o Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que possui 16 soluções integradas, via plataforma desenvolvida pelo CittaMobi, que recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem para a central de controle. A solução engloba, desde informações produzidas nos terminais, ônibus, catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som. Tudo isso concentrado em uma única interface controlada, de forma remota. 

Para Manoel Ferreira, diretor de operações do BRT Sorocaba, em um ano de atividades, o balanço é satisfatório e animador. “O investimento em tecnologia nos permite entregar um serviço de transporte coletivo com mais qualidade, autonomia e autossuficiência. Estamos muito contentes, pois o BRT foi inaugurado em um momento muito difícil de adversidade, devido à pandemia. Tivemos muitos desafios, mas conseguimos vencer. Concluímos a fase de implantação, começamos a operação e, hoje, estamos comemorando o sucesso de um sistema que chegou para facilitar a vida dos sorocabanos. Oferecemos um transporte com benefícios de embarque rápido, conforto, acessibilidade e segurança que fazem a diferença no dia a dia das pessoas”, enaltece.  

Além dos corredores exclusivos e dos terminais, o projeto requalificou 10 vias (Av. Itavuvu, Av. Ipanema, Av. General Osório, Av. Comendador Oetherer, Av. Comendador Pereira Inácio, Av. Washington Luís, Av. Antônio Carlos Comitre, Av. Gisela Constantino, Av. Izoraida Marques Peres e Av. São Paulo) e 91 pontos de paradas distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. As avenidas receberam uma faixa especial de concreto e um novo asfalto. Já, os pontos de parada ganharam um mobiliário urbano com cobertura, assentos, espaço reservado para cadeirante, tomadas USB, placas solares e painéis informativos que indicam a chegada do ônibus. 

Legado para a cidade

A requalificação de importantes vias da cidade se tornou o legado do BRT para a população sorocabana. As obras realizadas trouxeram melhorias da paisagem urbana, maior visibilidade para lojas do entorno e o aumento da mobilidade, acessibilidade e segurança durante os deslocamentos. 

As benfeitorias implementadas nas avenidas provocaram, também, o crescimento da circulação de pessoas, a valorização mobiliária e comercial. Ferreira destaca, ainda, que as ciclovias que integram os corredores exclusivos também foram reformadas, com novo pavimento e sinalização. ”Sabemos que andar de bicicleta faz parte da cultura local. O que é muito bom, pois além de ser algo saudável também contribui para uma mobilidade urbana sustentável. Quem anda de bicicleta em Sorocaba, pode fazer trechos pedalando, guardar a bike em um de nossos terminais e seguir de BRT”, complementa.  

População aprova serviço do BRT

Visando a melhoria continua do sistema, em abril deste ano, foi realizada a Pesquisa Sensor, encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi, para mensurar o nível de satisfação do usuário em relação ao sistema. Os índices positivos elevados indicaram a aprovação da população.

Os resultados apontaram que, em uma visão geral, 72% dos passageiros consideram o serviço de transporte oferecido pelo BRT como ótimo ou bom. Ainda na escala de ótimo ou bom, 96% dos participantes sinalizaram o conforto, 86% classificaram a segurança neste patamar e 84% disseram que a rapidez nos deslocamentos também é ótima ou boa.

Pioneirismo no segmento de ônibus

O modelo de contrato do BRT Sorocaba é o primeiro e único do Brasil no segmento de ônibus, no qual a concessionária investe na construção do viário e na operação e manutenção futura de todo o sistema. Ou seja, a empresa de ônibus é responsável pela elaboração do projeto, pela construção/requalificação das vias onde os ônibus passarão, pelo transporte de passageiros e, ainda, pela conservação de toda infraestrutura ao longo dos anos. Desta maneira, sendo imbuído de preservar a qualidade e eficiência do sistema. 

Em todo empreendimento, está previsto um investimento total de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS - sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões vindos do Governo Federal) e o restante de responsabilidade do concessionário (iniciativa privada).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.