A Plataforma Coletivo, iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil, está com as inscrições abertas para o Coletivo Online. Esta é a terceira turma de 2021 do programa de empregabilidade 100% digital, que busca conectar jovens de baixa renda na faixa de 16 a 25 anos ao primeiro emprego. O projeto, braço do bem-sucedido Coletivo Jovem, é capitaneado na região pela Sorocaba Refrescos, franquia do sistema Coca-Cola Brasil. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de agosto, embora os conteúdos sejam disponibilizados a partir do dia 16.
Com abrangência nacional, a iniciativa 100% digital é inteiramente gratuita. A capacitação é feita por meio de videoaulas curtas e objetivas durante 6 semanas. O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. O fato de o Coletivo ter se tornado 100% virtual ajudou a expandir a penetração em outras cidades do entorno, aumentando o impacto e a relevância do projeto.
A aceleração das iniciativas digitais está conectada ao compromisso do Instituto de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação para o país. Esse formato do programa online permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão e são convidados a se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.
Os interessados em garantir uma vaga no Coletivo Online podem se inscrever por meio do link https://bit.ly/coletivosorocaba20213. Além da faixa etária, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
Resultados expressivos
Desde o início de sua implementação, em 2009, o Coletivo Jovem já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas em 22 estados mais o Distrito Federal — incluindo as suas duas versões: o Coletivo Jovem, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais. Desses, mais de 77 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. Apenas em 2020, 7.500 se formaram nas aulas dos programas presencial e online, sendo 68% negros e 70% mulheres. Somando as duas modalidades, 304 jovens de Sorocaba e região concluíram o curso no último ano.
De acordo com a pesquisa da Plan Avaliação, 41% dos participantes do Coletivo Jovem, interessados em oportunidades de emprego, estavam inseridos no mercado de trabalho até 6 meses depois da conclusão do curso. No caso do Coletivo Online, 78% dos jovens acreditam que o curso contribuiu para o desenvolvimento pessoal e a taxa de empregabilidade deste programa será aferida em 2021.
Sobre a Sorocaba Refrescos
Um dos primeiros fabricantes do sistema Coca-Cola Brasil no país, a Sorocaba Refrescos atua há mais de 45 anos, com excelência e foco em inovação, para gerar resultados sustentáveis. A empresa está presente em 60 municípios do interior paulista, e atende mais de 12 mil clientes. Com compromisso e paixão por suas marcas, mantém um rigoroso controle de qualidade em seus processos para a produção de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Seu portfólio de mais de 120 produtos atende a 2,5 milhões de consumidores, com opções para qualquer ocasião. Valorizando o potencial humano e o respeito ao meio ambiente, a Sorocaba Refrescos é certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, ISO 45001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 - Segurança dos Alimentos. Atualmente, conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há mais de 20 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Para cumprir seu compromisso, redesenhou sua estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandiu novas formas de atuação para além de seus programas proprietários. Até hoje, o ICCB já beneficiou 426 mil pessoas.