o dia 6 de agosto, o diretor titular da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Erly Domingues de Syllos, recebeu das mãos do presidente da Dental Morelli, Oraci Morelli, o livro da história dos 40 anos da empresa sorocabana que é referência na área de ortodontia em todo Brasil. O livro, escrito pelo jornalista André Rosa de Oliveira e coordenado pela equipe de marketing da Morelli, em parceria com a VMCom, retrata a trajetória da empresa desde o início das atividades, quando os produtos eram embalados manualmente pelos familiares de Oraci, até os mais recentes estudos tecnológico que norteiam o desenvolvimento da empresa.
De acordo com Syllos, a história de empreendedorismo da Morelli é bastante inspiradora, pois mesmo nos momentos mais difíceis a empresa não parou de investir em novas tecnologias. “A Dental Morelli é um orgulho para o CIESP e para nossa cidade. Mesmo com todas as crises que passou ao longo dos anos, nunca deixou de investir e sempre levou o nome da nossa cidade para todo o Brasil e também para o exterior. É uma empresa nascida aqui em Sorocaba que foi evoluindo tecnologicamente, com um produto ligado à saúde, e que hoje tem sua produção praticamente toda automatizada com equipamentos de alta tecnologia. Hoje não basta ter um produto bom, é preciso ser competitivo perante os concorrentes nacionais e internacionais e a Morelli, com certeza, tem esse diferencial”, destacou Syllos.
Segundo Oraci Morelli, a empresa sempre atuou na área de ortodontia, desenvolvendo produtos de qualidade com custo competitivo. “Desde o início, a gente busca entregar o que o mercado pede com um custo competitivo e com isso fomos crescendo e ganhando a confiança dos profissionais da área” explica.
De torneiro mecânico a empresário
Pioneira na fabricação de bráquetes no Brasil, a Morelli começou quase que por acaso com a busca de um ortodontista de Sorocaba por alguém que fizesse uma peça de ortodontia. Nessa empreitada, ele encontrou o jovem Oraci que, na época, tinha uma oficina mecânica para conserto de auto e usinagem mecânica. “Eu já tinha uma experiência de mecânico, de ferramenteiro e já havia trabalhado com oficina de joias e hoje nossas peças são parecidas com joias. Esse foi o início de tudo e eu agarrei esse desafio, pois nunca tinha visto uma peça de ortodontia e naquela época era muito difícil fazer ortodontia no Brasil”, explica Morelli.
O empresário ressalta ainda que teve a sorte de ter o produto certo, na hora certa e no país certo. “O mercado de ortodontia, principalmente no Brasil, era muito pequeno. No início dos anos 90, com o Plano Collor os clientes deixaram de comprar dos fornecedores estrangeiros e preferiram uma opção nacional mais barata. Assim, nossa empresa se tornou a melhor opção e ao longo dos anos a ortodontia brasileira foi evoluindo e a Morelli acompanhou esse desenvolvimento”, observa.
Outra máxima defendida por Oraci é a simplicidade nos negócios. “Sempre preguei simplicidade, ser simples é mais fácil e mais eficiente. Hoje, depois de 40 anos, a Morelli se tornou uma das maiores fabricantes de ortodontia do mundo. É uma empresa sólida que tem tecnologia, processos delicados e se preocupa com a qualidade. Como uma empresa verticalizada, a gente fábrica nossas próprias máquinas quando necessário”, explica.
Visita à fábrica
Segundo Oraci, uma das ações de relacionamento de maior sucesso da Morelli é o Programa de Visita à Fábrica. Por meio dele, a empresa abre as suas portas para que os estudantes dos cursos de Ortodontia e Ortotécnica façam visitas técnicas. Mais de 20 mil pessoas já participaram deste programa ao longo de 20 anos. “A visita à fábrica é uma excelente oportunidade para estarmos em contato com os futuros profissionais da nossa área e também para que eles possam conhecer produtos e processos de produção, ampliando o conhecimento técnico das peças que vão utilizar”, explica.
O presidente da Dental Morelli conclui lembrando que mesmo em momentos difíceis é importante encontrar motivos para comemorar e acreditar no futuro. “Em 2020 comemoramos os 40 anos de vida da Morelli e vejo que no Brasil, de uma certa forma, o consumo está reprimido e ainda vai crescer muito. O nosso país tem estrutura e potencial excelentes. Acredito que estamos em uma fase que vamos vivenciar um crescimento de todos os setores, e essa parceria com o CIESP é muito boa, porque recebemos informações que nos ajudam no desenvolvimento do negócio”, finaliza o empresário.
O livro sobre os 40 anos da Dental Morelli está disponível para consulta no link: https://issuu.com/morelliortodontia/docs/livro_morelli-digital-final
Ou através do QR Code: