16/08/2021 às 20h00min - Atualizada em 16/08/2021 às 17h23min

São Roque: um município de encantos e tradições que comemora 364 anos

Cidade foi fundada com a chegada do capitão paulista Pedro Vaz de Barros

- Foto: Paulo Oliveira @prophoto76

São Roque celebra neste ano 364 anos de uma existência marcada por sua tradição e profunda religiosidade, afinal a cidade recebeu o nome do padroeiro de seu fundador. O município foi fundado em 16 de agosto de 1657, com a chegada do capitão paulista Pedro Vaz de Barros, que atraído pela região, estabeleceu-se com sua família às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, onde fundaria mais tarde uma comunidade dedicada ao seu santo de devoção.

A pequena comunidade foi crescendo e em 1768 foi elevada ao estado de Freguesia, quando passou a contar com a assistência efetiva do padre Francisco Bicudo de Siqueira, o primeiro vigário a ter residência fixa em nossa região.

Com a crescente prosperidade da comunidade fundada por Pedro Vaz, em 1832, o Tenente Rosa Passos transformou São Roque em uma Vila, até que em 1864, graças ao ato governamental do Barão Homem de Melo, que era o Presidente da Província de São Paulo na época, a então Vila de São Roque foi elevada à categoria de município.

Mas o município nunca parou de crescer e, graças a seus diversos atrativos e beleza natural, tanto histórico, quanto cultural, São Roque foi transformado em Estância Turística em 1990, passando a oficialmente abrir seus “braços” para visitantes de todo o Brasil. Atualmente a cidade é famosa por sua excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes, amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região, tornando-se uma bela opção de lazer.

São Roque passou por dificuldades, assim como todo o Brasil, devido à pandemia da Covid-19, porém continuará a crescer e superar as adversidades, afinal o município tem muito do que se orgulhar. Sempre visando o futuro, a cidade mantém sua história viva com a Capela de Santo Antônio e as Festas de Agosto, enquanto luta para continuar a crescer e prosperar como ponto de referência dos turistas, que aos poucos já estão voltando a apreciar suas belezas, degustar um bom vinho e se confraternizar com um povo acolhedor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.