30/07/2021 às 14h08min - Atualizada em 30/07/2021 às 14h12min

Festas de Agosto 2021 serão celebradas com missas na Igreja Matriz

Festeiros falaram sobre a expectativa dos eventos ao Jornal da Economia

- Foto: Arquivo JE
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Diante do cancelamento de toda a parte festiva das Festas de Agosto 2021 por conta da pandemia do coronavírus, os casais Sérgio de Camargo e Mari Dineri Moraes de Camargo e Luiz Marcelo Blanco e Rosana da Silva Blanco, conversaram com o Jornal da Economia sobre a expectativa para a realização de missas na próxima semana, já que os eventos religiosos também são tradicionais em São Roque e anualmente celebram o aniversário do padroeiro.

A respeito do atual momento e das dificuldades que influenciam diretamente no cancelamento da tradicional festa, Luiz Marcelo Blanco comentou que, mais uma vez, as Festas de Agosto não serão como o esperado. No ano anterior, os casais também foram os responsáveis por coordenar os preparativos para o evento, que desde então vem precisando sofrer adaptações.

“Desde o ano passado estamos sem festividade nas ruas, palco e tudo mais, mas vamos ter as festividades religiosas, com a novena diária que está para começar dia 05, além de uma missa alusiva à Entrada dos Carros de Lenha, que acontecerá às 09h00 do próximo domingo (1º). Essas poderão ser assistidas através de agendamento ou de transmissões ao vivo pelo Facebook da Paróquia de São Roque”, afirmou o festeiro, que destacou a falta que a celebração completa do evento faz aos munícipes não só de São Roque, mas de toda a região.

A Paróquia Municipal comunicou no último dia 15 que a tradicional Entrada dos Carros de Lenha, a instalação de barracas e a realização de shows na Praça da Matriz foram canceladas, enfatizando que missas, assim como toda e qualquer festividade religiosa, seriam mantidas no calendário desde que fossem realizadas somente na Igreja Matriz.

“A parte religiosa acontecerá na Igreja Matriz São Roque com a presença de fiéis, de acordo com o percentual autorizado pelas autoridades e agendamento, seguindo todos os protocolos sanitários e, também, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Paróquia”, informou, dizendo que também ficam canceladas as Alvoradas e as Procissões dos dias 15 e 16 de agosto, apesar de estar sendo estudada a possibilidade de favorecer, de alguma forma, a devoção dos fiéis que queiram homenagear os santos padroeiros dentro das exigências legais.

Ação Entre Amigos

Os festeiros ainda falaram ao JE sobre a realização da Ação Entre Amigos, que em conjunto com as Festas de Agosto, costuma ser anualmente organizada, mas também tem tido dificuldades após crises na economia. Neste ano, no entanto, serão sorteados cinco carros (modelo Gol) e o evento deve ocorrer no dia 14 de agosto.

“Está sendo mais difícil devido à pandemia, as pessoas estão desempregadas e a dificuldade financeira está presente mesmo, não tem como negar. Inclusive, ainda temos alguns números da Ação Entre Amigos disponíveis, então se alguém estiver interessado, procure nós festeiros, alguém da equipe de casais de apoio ou até mesmo a secretaria da Igreja que passa o contato da gente. Meu número é (11) 94730-3882, pode ligar ou mandar uma mensagem que eu vejo algum número disponível para o sorteio”, disse Luiz Marcelo.

A festeira Mari Dineri também comentou sobre a ação e sugeriu uma maneira que, segundo ela, facilita a contribuição das pessoas e já está sendo colocada em prática. “O pessoal tem feito um bolão para adquirir um número, então você reúne um grupo de amigos, fica mais leve para todo mundo e todos conseguem colaborar com a igreja e concorrer”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.