26/07/2021 às 17h29min - Atualizada em 26/07/2021 às 17h30min

Os cursos de graduação mais procurados pelos brasileiros

Foto: Pixabay

Apesar de ainda ter números abaixo das principais potências do mundo e alguns vizinhos da América Latina, o acesso à educação superior no Brasil melhorou consideravelmente. Entre as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) está que 33% dos jovens entre 18 a 24 anos estejam matriculados em um curso no ensino superior até 2024.

Para atender essa demanda muito crescente houve uma explosão na oferta de vagas nas universidades privadas, que oferecem cursos dos mais variados, e também opções EAD (Ensino a Distância). Ou seja, o mercado está se reestruturando para atender essa mudança.

Curiosamente o que não parece ter mudado são os cursos de graduação mais procurados pelos brasileiros. Há algumas fontes que coletam esses dados, com o Guia do Estudante da Abril ainda sendo uma referência. É muito provável que você que está lendo consiga acertar os dois primeiros.

Direito e Administração ainda dominam

O Direito no Brasil ainda é um dos cursos mais visados por quem está entrando no ensino superior. Aliás, o país é o líder no ranking de número de faculdades de Direito no mundo, com mais de 1500.

A demanda por profissionais é alta, mas também não há como desconsiderar a possibilidade de uma carreira segura e estável no setor público. O curso de direito ainda é o que abre mais portas no setor.

A administração também tem um grande número de inscritos nos vestibulares e matrículas no ensino superior. Em 2018 foram mais de 700 mil matrículas e com a possibilidade de cursos EAD, essa demanda só irá aumentar.

Como saber o que devo escolher?

Antes de continuarmos na lista é importante responder a pergunta para quem ainda está em dúvida, seja nos momentos finais da escola, no cursinho ou tentando voltar a estudar já na vida adulta. A escolha de um curso é fundamental e perceber que você não gostou de sua escolha depois da matrícula é algo que é penoso emocionalmente e financeiramente.

O teste vocacional é a melhor opção nesse momento de decisão porque analisa suas respostas em uma série de perguntas, colocando na equação a sua personalidade e desejos na vida.

Ao fazer esse teste é preciso concentrar-se e responder da forma mais sincera possível para os resultados serem significativos. Junto com o resultado desse teste, pesquise bastante sobre os cursos que você tem mais interesse, inclusive buscando relatos de quem estudou e trabalha na área. Procure também saber a reputação das faculdades ou universidades e quais são as matérias oferecidas.

Pedagogia, engenharia civil e ciências contábeis

Todos os cursos exigem uma certa afinidade ou até vocação do estudante para estudar por anos e depois encarar o mercado de trabalho. Mas nos casos de pedagogia, engenharia civil e ciências contábeis, que completam o top 5 da lista de cursos mais procurados, é preciso uma ligação ainda maior.

Saber ensinar é um dom que não é para todos e a ciência do educar é algo completamente fascinante para quem gosta e acha que sabe lidar com os assuntos e passar o conhecimento.

A engenharia civil também é um desafio enorme para os estudantes. Não à toa existem sites como o Responde Aí, que oferece resumos, videoaulas e exercícios para estudantes de diversas matérias de exatas, muitas delas presentes no curso de Engenharia Civil. Só as matérias de cálculo já darão pano pra manga e vão gerar muitas noites sem sono.

Por fim, a paixão pelos números também é algo que os estudantes de ciências contábeis precisam ter. Navegando por uma legislação complicadíssima e uma série de normas, leis, práticas, a afinidade com o curso é regra para quem se senta na cadeira. As possibilidades de trabalho são numerosas, seja em empresas ou em escritórios de contabilidade.

Outros cursos muito procurados

Como o que não falta são cursos de graduação, a lista de graduações mais procuradas no levantamento do Guia do Estudante pelos brasileiros continua com enfermagem, psicologia, educação física, arquitetura e urbanismo, engenharia de produção e muitos outros.

Claro que não podemos esquecer da medicina, que pode não ser tão procurada como outros cursos citados antes, mas é muito concorrido. Isso se deve ao fato que não há tantas instituições oferecendo o curso, como há no direito, porque ele requer grande estrutura e não permite tantos alunos. Por isso os vestibulares costumam ser muito concorridos, especialmente nas universidades públicas, e no caso das instituições privadas o custo da mensalidade é alto.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.